Quando se trata de serviços regulatórios de pendências, poucas empresas são mais completas que o Serasa. A plataforma oferece soluções práticas para instituições que desejam avaliar perfis de débitos dos clientes. Entre os serviços oferecidos, PEFIN e REFIN são dois dos recursos mais utilizados para as análises.
Esses serviços regem as políticas de cobranças das empresas para torná-las mais ágeis e simples, gerando menos custos e diminuindo os processos burocráticos. Cada um desses recursos possui características próprias, portanto é importante saber diferenciá-los.
De modo geral, ambos são soluções úteis na regularização de dívidas e são grandes aliadas para os casos de inadimplência. Então, qual é a diferença entre PEFIN e REFIN? Para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema, preparamos um material exclusivo sobre. Confira no texto a seguir!
O que é PEFIN e REFIN?
O PEFIN é um serviço fornecido pelo Serasa Experian com a finalidade de regularizar débitos pendentes, além de adicionar dívidas em aberto dos consumidores em um banco de dados. Por meio desse serviço, as empresas podem fazer consultas e incluir pendências dos clientes, pessoa física ou jurídica.
Esse banco do PEFIN é nutrido por instituições dos mais diversos segmentos de mercado, que compõem os fatores da economia. Nelas, incluem-se prestadores de serviços, varejo, indústria e fornecedores.
A ferramenta de pendência do PEFIN possibilita o processo de cobrança e renegociação de dívidas de maneira sistematizada e célere, pois conta com uma dinâmica processual bem menos burocrática que outras plataformas semelhantes.
Já o REFIN funciona de forma bastante semelhante ao PEFIN, porém com atuação focada nos créditos de consumidores com bancos e instituições financeiras. Ou seja, é voltado para clientes que possuem pendências financeiras em serviços como cheque especial ou cartão de crédito.
Quais são as vantagens do PEFIN e REFIN para as empresas?
Essas soluções trazidas pela Serasa Experian visam reformular e contornar os assuntos relacionados à inadimplência. Por meio desses recursos, é possível acessar o cadastro de consumidores atualizado e, com a emissão de uma carta-comunicado, facilitar a comunicação entre as empresas e os inadimplentes.
Na carta, constam orientações para a negociação da dívida e ainda um boleto atualizado com propostas de descontos. Empresas se utilizam desses mecanismos como uma alternativa ao Protesto Judicial, que ocorre de forma mais burocrática.
O PEFIN Serasa e o REFIN oferecem muitas vantagens de utilização, tais como: praticidade, simplicidade de processos, comodidade, custos reduzidos e abrangência a milhares de clientes. Em média, 50% das empresas que utilizam o serviço conseguem recuperar as dívidas.
O processo é todo realizado via internet, no próprio portal do Serasa Experian. Após a confirmação do pedido, o sistema envia a carta-comunicado ao inadimplente, oferecendo propostas de resolução da demanda.
Qual é a diferença desses serviços para o Protesto?
O Protesto consiste em um procedimento de regras formais que deve obrigatoriamente ser feito em cartório. Ele visa documentar oficialmente a dívida pendente de pessoas físicas ou jurídicas para proteger tanto o credor quanto o devedor perante os termos da lei.
A formatação do Protesto é um processo burocrático e meticuloso que deve respeitar determinados requisitos. Por meio desse recurso, o empresário deve enviar o título de cobrança ao cartório para, em um segundo momento, executá-lo judicialmente em desfavor do inadimplente.
Entre processos burocráticos e judiciais do Protesto e as facilidades do REFIN e PEFIN, os empresários preferem a segunda opção. Isso porque ela tende a ser mais prática, rápida e barata.
Como evitar pendências nesses tipos de serviços?
Serviços de avaliação de débito oferecidos por companhias como o Serasa são utilizados pelas empresas para avaliar o histórico de pagamentos dos consumidores. E a melhor forma de evitar de aparecer no Pendência PEFIN, por exemplo, é realizar os pagamentos em dia.
Se você possui dívidas em aberto, o Serasa oferece diferentes tipos de renegociações que podem ser feitas por intermédio da empresa com o banco. Por isso, avalie a possibilidade de quitar a dívida por meio de programas de descontos e outras propostas.
Agora que você já sabe o que significa PEFIN e REFIN no Serasa, aproveite os feirões de negociações para quitar pendências antigas, e aos poucos desafogue as dívidas em aberto até que haja quitação total. Após esse período, você pode investir em um bom planejamento financeiro e até criar uma reserva de emergência.
Saiba tudo sobre o crédito com a Melhortaxa
Como você pode perceber, PEFIN e REFIN são recursos utilizados pelas empresas para avaliar o perfil de consumo e os débitos em aberto de um determinado cliente. Para evitar o “nome sujo”, é importante que você avalie o orçamento e crie bons hábitos com o próprio dinheiro.
Gostou do conteúdo? Então que tal acompanhar outras dicas sobre como economizar, limpar o nome e métodos para gastar de forma consciente? Aqui na Melhortaxa você recebe as melhores recomendações para lidar com as suas finanças! Acompanhe o nosso blog e confira outros textos relacionados ao tema.