Já ouviu falar do conceito de economia compartilhada? Saiba que, se você é um de nossos clientes, você já é um dos vários brasileiros que foram conquistados por essa abordagem que visa sempre o próximo.

Esse movimento teve início após a crise econômica mundial — suscitada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque — em 2008, quando buscava-se reformular o modo com que as pessoas participavam do capitalismo.

Quer saber mais sobre essa tendência? Continue lendo o artigo a seguir. A equipe da Melhortaxa vai tirar suas dúvidas sobre o conceito de economia compartilhada e quais são os benefícios de fazer parte desse movimento ecológico. Confira.

Entenda a economia compartilhada

A economia compartilhada é um tipo de abordagem que visa o consumo colaborativo ao realizar atividades em conjunto. Ou seja, ao pedir um táxi, você pode dividir a corrida com alguém usando o mesmo carro, com isso, diminuindo a quantidades de gases liberados na atmosfera.

Várias empresas que fazem operações chamadas de P2P (Peer-to-peer) — pessoa para pessoa — são integradas a esse movimento, aproveitando recursos menos utilizados. O aluguel de bens e carona compartilhada são exemplos de economia compartilhada

Para ajudá-lo a identificar e entender melhor o que é economia compartilhada, nós, da Melhortaxa, separamos alguns requisitos para uma organização receber essa classificação. Veja abaixo.

  • Negócio atrelado à divulgação e à acessibilidade de bens subutilizados;
  • Empresa que visa beneficiar os consumidores com acesso a bens e serviços,
  • Organização que foi construída em redes descentralizadas, como aplicativos e rede sociais.

Qual a sua função?

Esse movimento — economia compartilhada no Brasil — é uma consequência direta da nova era digital. Em outras palavras, se não houvesse plataformas para intermediar essas operações, como aplicativos, seria mais difícil conseguir o benefício coletivo, além da responsabilidade.

O principal objetivo de implementar essa abordagem é aumentar o acesso aos serviços e bens, buscando um modelo de consumo mais sustentável, racional e consciente, do que o capitalismo desenfreado.

Pensando assim, além de procurar a diminuição da produção e compra massiva de materiais, a economia compartilhada possui como um de seus pilares a sustentabilidade ambiental.

Caso queira fazer parte desse movimento, a Melhortaxa separou alguns princípios básicos para colocar em prática, que, simplificando, consistem no uso do conhecimento coletivo em prol da solução de problemas comunitários. Acompanhe a seguir.

  • Racionalização de recursos financeiros e materiais;
  • Valor e conscientização do uso e acesso a bens e serviços;
  • Democratização de informações, incentivando a inovação;
  • Valorização do relacionamento entre empresas e fornecedores,
  • Redução do desperdício de materiais sem muita procura — ocioso.

Quais os benefícios de escolher empresas com essa abordagem?

Os benefícios dessa economia estão relacionados aos três pilares desse movimento: economia, ambiente e sociedade. Além de melhorarem a qualidade dos bens, como um meio de captar a atenção dos consumidores, os tipos de economia compartilhada possuem vantagens, como:

Democratização da acessibilidade

Uma das vantagens mais aparentes desse tipo de abordagem coletiva é a democratização do acesso à informação e bens. Produtos que antes eram de difícil alcance, com a economia compartilhada, tornam-se mais facilmente obtidos.

A plataforma da Melhortaxa é um exemplo desse fenômeno. Em nosso site, as pessoas com interesse em fazer operações de crédito conseguem comparar taxas de várias instituições financeiras em processos totalmente on-line, além de contar com uma assessoria especializada durante toda análise.

Redução dos impactos negativos ao meio ambiente

A diminuição de gases poluentes transforma, inclusive, o modo de usar os recursos naturais, trazendo uma nova perspectiva ambiental. Reduzindo a necessidade de produção massiva, o movimento coletivo tem consequência direta no meio ambiente.

Aumento da sensação de pertencimento

Ao optar pela economia compartilhada, você estará fazendo parte de uma relação baseada em confiança e apoio mútuo, já que, como falamos inicialmente, essa é uma abordagem que visa uma mudança coletiva, em que todos os cidadãos podem se ajudar.

Isso demonstra uma grande mudança em relação ao capitalismo e ao consumismo individual, em que cada um tem que ter o seu automóvel e usá-lo somente para si. No entanto, é mais difícil em cidades grandes, em que “temer estranhos” é algo cultural.

Fortalecimento do consumo sustentável

O consumo sustentável é um dos resultados de aderir à economia compartilhada. Porém, ao contrário de outras ações mais isoladas, esta possui um impacto maior, alterando valores, culturas e hábitos de uma sociedade. Isso pode ser notado ao escolher por bens reciclados.

Com a Melhortaxa, você também pode fazer parte da economia compartilhada!

Se você quer fazer parte desse fenômeno que vem conquistando massas desde 2010 — ano em que esteve mais em alta —, acesse o site da Melhortaxa e comece a buscar pelas melhores oportunidades do mercado.

Nós somos uma fintech que, desde 2013, se empenha em democratizar as informações de acesso a linhas de crédito. Cadastre-se e comece a fazer simulações para encontrar a oferta que mais condiz com a sua necessidade.