Este benefício, normalmente, é pago aos trabalhadores no fim do ano, seja em uma ou duas parcelas. Muitas empresas podem fazer o adiantamento do décimo terceiro em outros períodos do ano, contudo, isso não é uma regra. 

A antecipação do décimo terceiro é como fazer um empréstimo: o banco ou a financeira empresta antes o valor de seu benefício, e você o devolve pagando juros. Os bancos cobram taxas mais baixas que a média, pois o pagamento será de modo automático.

O adiantamento do valor é feito através de uma linha de crédito disponibilizada por alguns bancos, e as empresas possuem uma data exata para pagar. Para saber mais sobre como funciona o adiantamento do décimo terceiro, confira este conteúdo da Melhortaxa!

Quem pode receber?

O décimo terceiro salário é um direito de todo trabalhador, seja ele urbano ou rural, trabalhador avulso, trabalhador doméstico ou das demais categorias. A primeira parcela do décimo terceiro deve ser feita até 30 de novembro e a segunda, até 20 de dezembro.

Para o adiantamento do décimo terceiro, o empregado precisa fazer a solicitação à empresa quando realizar o pedido das férias. Isso ajudará o  empregador a se preparar para esse pagamento e organizar as suas reservas financeiras. 

Antecipar o décimo terceiro é recomendado, via de regra, em caso de emergências, como acidentes e problemas de saúde. Também, o adiantamento pode ser uma alternativa para quitar dívidas que possuem taxas de juros muito altas, como cheque especial ou cartão de crédito.

Antecipando o décimo terceiro

O adiantamento do décimo terceiro é uma linha de crédito que os bancos oferecem para os clientes. Como as empresas têm uma data limite para fazer o pagamento do benefício, os bancos cobram taxas abaixo da média nesse caso, tido como um dos mais baratos do mercado.

Já que os bancos sabem quando o cliente terá o valor necessário para quitar o empréstimo, eles programam o débito na conta corrente para o fim do ano. É um empréstimo convencional de curto prazo, e, por isso, as taxas de juros são mais baixas.

Não são somente os funcionários ativos que têm direito ao benefício. Os aposentados e pensionistas do INSS também podem solicitá-lo. Os únicos que não podem usufruir do adiantamento são os que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Vale a pena antecipar o benefício?

Por se tratar de um empréstimo, o valor que a pessoa pagará pelo adiantamento do décimo terceiro será maior que o valor que receberá pelo benefício habitual. Dessa forma, vale a pena saber como adiantar o décimo terceiro para solicitá-lo somente em casos de saúde e emergência ou para quitar dívidas com juros altos. 

Deve-se ter em mente que é importante fazer um planejamento financeiro: em dezembro, quando o décimo terceiro é pago, os gastos das famílias ficam mais altos devido às festas de Natal e Ano-Novo, aos impostos de começo do ano (IPVA, IPTU, entre outros) e ao material escolar.

Por isso, o décimo terceiro pode fazer falta no fim do ano ou no início do próximo, e daí a importância de se planejar detalhadamente a antecipação para não contrair outras dívidas.

Na Melhortaxa oferecemos as melhores propostas e trazemos informação

Nós somos uma startup que está no mercado desde 2013 ajudando consumidores como você a realizar investimentos, empréstimos, portabilidades, financiamentos e refinanciamentos imobiliários com as melhores condições disponíveis no mercado.

Agora que você já sabe como adiantar o décimo terceiro, fique ligado nos conteúdos do blog da Melhortaxa preparados por nossos especialistas exclusivamente para você. Acesse o site da Melhortaxa e faça o seu cadastro para começar a receber ofertas de crédito personalizado.