Mais ou menos espaçosas, com mais ou menos detalhes e diferentes estilos: existem modelos de casas para todos os gostos. Uma olhada em revistas de decoração, projetos de escritórios e no próprio mercado imobiliário, com imóveis de diferentes idades e procedências, apresenta os principais tipos de casas, com diferentes estilos, linhas e padrões. Entenda um pouco de cada um deles.

Moderna – As casas nos estilos moderno – característico dos anos 1950, aqui no Brasil – e contemporâneo – derivado do estilo moderno, criado nas últimas décadas – são definidas pela simplicidade do seu desenho.

O desenho do imóvel contem muitas linhas retas e quase nenhum enfeite. Cimento queimado, vidro e alumínio são materiais comuns em casas desse estilo. E, embora seja um estilo bastante aplicado em projetos amplos, é comum encontrar casas e sobretudo prédios de apartamentos pequenos no modelo moderno ou contemporâneo.

Neoclássica – Queridinho do público brasileiro nos últimos anos, o estilo neoclássico busca reproduzir, de maneira adaptada, as características da arquitetura das antigas sociedades greco-romanas.

Não é difícil reconhecer esse estilo. Ele é definido pelo uso de colunas e pelos ornamentos trabalhados em gesso. A iluminação e ventilação naturais são bastante valorizadas, e com isso aparecem as janelas amplas e pés direito altos. Ao contrário do estilo anterior, cujas linhas são mais “brutas” e simples, esse tipo de casa tem um desenho clássico e delicado, com mais detalhes e curvas. Os materiais utilizados no acabamento são nobres, como mármore ou porcelanato, que imita a pedra.

Rústico ou Colonial – Mais utilizado em casas de campo, o estilo rústico utiliza muita madeira e tijolos à mostra. Portas e janelas seguem o conceito e costumam não ser pintadas, por exemplo. Os telhados são amplos e visíveis, feitos com telhas de barro – às vezes em duas águas. Algumas estruturas da casa, como vigas, também são deixadas à mostra.

O acabamento tem o cuidado de preservar essas características, que flertam com um estilo mais antigo: os revestimentos são simples, de preferência claros, ou imitando os desenhos e cores dos pisos e azulejos de antigamente, como ao estilo português.

Caso opte por construir uma casa nesse estilo, preste atenção à origem da madeira e a selos de qualidade do material. Impermeabilize bem as estruturas à mostra, sobretudo madeira e tijolos, que são danificados pela chuva e pelo sol.