Uma das maiores preocupações de quem procura por um financiamento imobiliário é conseguir estar informado dos principais juros que vão incidir sobre a operação, entre eles está a taxa real. Isso é válido tanto para quem precisa investir quanto para quem está em busca de um empréstimo ou financiamento.

Muito usada no mercado financeiro, a taxa de juros real é atrelada ao valor da inflação e ao juros nominal, indicando os bens que se valorizaram ou não em determinados períodos.  

O que é taxa real?

As taxas de juros são as remunerações cobradas pelas instituições financeiras para que operação seja realizada. Influenciada pela inflação — aumento dos preços de produtos e serviços — elas sempre sofrem alterações.

Entre as modalidades presentes no mercado está a taxa real de juros, representa, na maioria das vezes, a rentabilidade de um investimento. No entanto, nos financiamentos ela assume o papel de estipular os juros que incidirão nos próximos 12 meses, fornecendo os ganhos e juros reais nas suas operações bancárias.

Como calcular a taxa real?

Para descobrir como o valor é incidido em suas operações financeiras, o cálculo da taxa real é simples: taxa nominal menos o valor do índice da inflação — também conhecido como IPCA (Índice de Preços no Consumidor).

O seu valor é medido durante o período de 12 meses, mas também há duas outras maneiras de fazer o cálculo: ex-ante e ex-post. Confira abaixo a definição dos dois termos.

Ex-post

A taxa ex-post leva em consideração o índice do IPCA e a taxa básica de juros, a Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), após passarem 12 meses de aplicação de um investimento. 

Ex-ante

Dita a taxa mais segura para financiamentos e empréstimos, a ex-ante é uma previsão dos próximos 12 meses de incidência dos juros. Enquanto que o ex-post é baseado em número reais, essa é uma taxa calculada com base em especulações, apesar de serem precisas.

Diferença entre as taxas real, nominal e efetiva

No mercado financeiro, quando for fazer um financiamento de imóveis, você precisa se atentar à incidência das taxas. Além da taxa de juros real, existem mais duas taxações envolvidas no financiamento imobiliário. Veja abaixo.

  • Taxa nominal: ela é baseada no valor inicial cedido ao cliente no início da operação,
  • Taxa efetiva: ela é a média de todas as taxas encontradas no mercado financeiro em determinado período.

Em resumo, a taxa real demonstra o valor líquido que a instituição financeira cobra para realizar o financiamento. Vale acrescentar, que por estar atrelada à inflação, com o passar do tempo há o desconto da desvalorização do capital.

Vai financiar? Conheça os juros com a Melhortaxa!

Ao fazer um financiamento, a melhor escolha é estar sempre acompanhado por especialistas para te ajudar a optar pela oferta mais rentável para você, com os melhores juros e taxas.

Para te assessorar a encontrar as melhores ofertas no mercado sem sair de casa, a Melhortaxa conta com uma equipe de especialistas. Conheça os nossos serviços e faça a sua simulação.