IPCA

Entenda como a inflação pode afetar no seu financiamento

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é uma unidade de medida que acompanha a variação dos preços de produtos comprados pelo consumidor final. O índice é o indicativo oficial da inflação no país e é medido mensalmente através de pesquisas em cidades brasileiras. 

Ao longo de cada mês o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) coleta dados das regiões metropolitanas de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília para analisar as mudanças entre um mês e o outro, determinando assim uma média de custo de vida da população, o valor IPCA.

Como o IPCA é calculado?

O índice IPCA começa a ser pesquisado através do levantamento dos preços pagos à vista pelos consumidores, seja em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, concessionárias de serviços públicos e domicílios (para analisar o valor do aluguel). 

No total são avaliadas nove categorias: alimentos e bebidas; artigos de residência; saúde e cuidados pessoais; comunicação; despesas pessoais; transportes; vestuário; habitação e educação. Depois da setorização por tipo, os grupos são novamente divididos em partes menores e mais específicas. 

Estima-se que aproximadamente 465 itens sejam conferidos durante a pesquisa mensal. Após a coleta, uma média aritmética simples é aplicada para gerar o valor IPCA acumulado durante o período levantado. 

Durante as medições pessoas com diferentes perfis econômicos são entrevistadas  para melhor amostragem. Para se qualificar basta receber entre 1 e 40 salários mínimos e ser residente das regiões metropolitanas nas quais a pesquisa acontece. O tempo médio de divulgação dos resultados é de oito dias úteis, em média. 

Importância do IPCA

Mesmo medindo apenas a variação de preços, o IPCA é utilizado para medir a inflação acumulada durante períodos específicos ou até mesmo anualmente. A forma de avaliação proposta pelo índice possibilita que outros cálculos sejam feitos com base nos mesmos dados, mostrando outros recortes socioeconômicos. 

O valor do IPCA sinaliza como a economia está caminhando e se a inflação anual está dentro daquilo estipulado pelo governo. Os dados obtidos com o índice também fixam taxas e o retorno financeiro de muitas aplicações e investimentos, como o Tesouro Direto, por exemplo.  

IPCA, Selic e financiamento

A taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, também é afetada pela inflação. Se a inflação aumenta ou diminui muito, o Banco Central aumenta ou diminui a Selic para evitar fenômenos inflacionários como os ocorridos na década de 80.

Quando a Selic aumenta os investidores recebem mais lucros, os preços de produtos ficam estáveis e juros de linhas de crédito, cheque especial e parcelamento sobem. Quando a taxa diminui, a rentabilidade dos investimentos se retrai, a inflação pode subir e as opções de crédito ficam mais acessíveis. 

Conheça as soluções Melhortaxa! 

Os bancos e instituições financeiras costumam baixar os juros e fornecer melhores condições quando a Selic apresenta queda. Ao procurar crédito ou financiamentos, priorize a busca nesses momentos e conte com a assessoria de especialistas no assunto. Venha para a Melhortaxa

Pesquisamos as condições no mercado, comparamos e apresentamos as melhores para você contratar crédito ou financiamento de forma fácil e rápida! Faça uma simulação conosco.

Veja Também