Financiar um imóvel nos faz pensar em diversos itens, como a estrutura do bem, sua localização, decoração e as parcelas que pagaremos. Durante esse processo, é comum nos depararmos com siglas como SFI e SFH e não sabermos do que se tratam. 

Saiba melhor o que é SFI e como ele afeta os financiamentos.  

O que é SFI e como ele funciona?

O Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) é um meio pelo qual os financiamentos que não se encaixam nas regras do SFH podem ser feitos. Ou seja, aqueles que ultrapassam valor máximo de avaliação do imóvel em R$ 1,5 milhão e possuem custo efetivo máximo igual a 12% ao ano entram no SFI.

Os recursos do SFI são captados pelos bancos e outras instituições financeiras que fazem parte do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. Essa captação acontece principalmente nos depósitos de poupança, a partir de percentuais mínimos de recursos que serão obrigatoriamente aplicados por essas instituições. 

Segundo o Banco Central, não há uma determinação específica de quanto tempo um financiamento feito através do SFI deva durar, sendo livre para as instituições financeiras determinarem o prazo. Por esse motivo, é comum que o prazo praticado no mercado varie em torno de 30 anos, podendo chegar a 35. 

Independentemente de escolher o SFI ou o SFH, será contratado um seguro para cobertura aos riscos de morte e invalidez permanente do mutuário (MIP) e danos físicos ao imóvel (DFI). Dessa forma, caso ocorra qualquer problema desses tipos com o contratante, a operação está assegurada. 

Diferença entre o SFI e o SFH

Enquanto o SFH é voltado para imóveis populares e possui um limite de financiamento de R$ 1,5 milhão, o SFI permite que imóveis mais caros sejam adquiridos. Esse sistema é voltado para a classe média e não possui um valor limite para o crédito imobiliário. 

Por não possuir as limitações do SFH, como o valor máximo e as taxas, por exemplo, é permitida a livre negociação entre a instituição e a pessoa que opta pelo SFI como forma de financiamento imobiliário. A livre negociação é, segundo o Banco Central, uma das principais diferenças entre os dois sistemas. 

Outra diferença é que, para compor o lastro do SFI não são utilizados os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Isso acontece no SFH. 

Conquiste sua casa própria com a ajuda de Melhortaxa! 

Se você vai financiar um imóvel e não sabe qual caminho escolher, conheça as soluções da Melhortaxa! Aqui, você encontra as condições mais apropriadas para financiar a casa dos seus sonhos, de forma prática e fácil! Converse com um de nossos especialistas e conheça alternativas para dar esse passo tão importante.