Ter segurança para seu lar é importante e oferece uma série de benefícios. Assim, entender tudo sobre seguro residencial é uma maneira de se resguardar no caso de problemas e imprevistos.

Porém, isso ainda é um assunto que gera dúvidas, como quais serviços estão inclusos, o que o contrato cobre, etc. Pensando nisso, a Melhortaxa preparou este conteúdo para ajudar você a decidir pela contratação e responder o que é um seguro residencial e as principais vantagens dele.

Seguro residencial

Muitos ouvem falar, mas poucos sabem sobre as coberturas de seguro residencial na prática. Assim como o seguro de veículos, esse serviço é contratado para a proteção e os cuidados, nesse caso, com sua casa.

Entre as coberturas mais comuns estão a de incêndio, explosão, alagamentos e outros desastres naturais. Porém, é possível acrescentar serviços e personalizar seu seguro residencial.

As seguradoras analisam o imóvel e a região onde ele se localiza para avaliar o que pode ser incluído na apólice. Neste caso, opções como furto, roubo de bens, vazamentos, danos elétricos e danos a terceiros podem ser contratados. 

Portanto, caso surja a dúvida sobre qual é o melhor seguro residencial, a resposta é: o serviço mais vantajoso é aquele que se adequa às suas necessidades. Por isso, é tão importante conhecer tudo sobre o contrato na hora de fazê-lo.

tudo sobre seguro residencial

Valor do seguro residencial

Na hora de saber tudo sobre seguro residencial, você pode se perguntar quanto custa o serviço diante de tantas opções oferecidas. Por isso, ao fazer a cotação do seguro, imagine que o valor depende de: empresa, coberturas, preço do imóvel, região e quantidade de itens que sua família possui.

Além disso, é importante lembrar que existem variações no valor a ser pago. Portanto, é imprescindível cotar algumas seguradoras, pesquisar os preços, decidir as opções que você pretende contratar e verificar os serviços extras disponíveis para encontrar o melhor seguro residencial.

Independentemente do preço final, saiba que você consegue diluir o valor em algumas parcelas, ou pagar de uma vez só, se preferir. Antes de se decidir, reveja seu planejamento financeiro, organize suas contas e verifique se cabe mais essa despesa no seu orçamento.

Os serviços adicionais de um seguro residencial

Saber tudo sobre seguro residencial implica ter conhecimento até mesmo dos serviços que parecem dispensáveis, mas que podem ser importantes em casos pontuais. Algumas coberturas do serviço contratadas à parte são:

Roubo e furto

Faça a cotação de cobertura de roubo e furto que você deseja contratar. Se acontecer de sua casa ser assaltada, a seguradora vai fazer uma análise e reembolsar o valor, mas é necessário comprovar o valor dos itens para isso.

Perda das chaves

O seguro residencial oferece assistência em caso de perda das chaves. Basta acioná-lo quando houver necessidade de trocar a fechadura ou solicitar um molho de chaves novo para seu lar.

Conserto de eletrodomésticos

Junto ao seguro residencial, é possível contratar uma assistência 24 horas para socorrer problemas comuns envolvendo os pertences do seu lar. Sendo mais específico, existe uma apólice capaz de auxiliar na manutenção de todos os eletrodomésticos da chamada linha branca da cozinha e da área de serviço.

Entendendo melhor como funciona tudo sobre seguro residencial na prática, a cobertura de equipamentos eletrônicos opera assim: utilizando a máquina de lavar, você nota que a opção “centrifugação” não está funcionando. Acionando o seguro, um técnico é enviado à sua residência e conserta o problema sem custos extras.

Caso qualquer um dos problemas listados ocorra em sua casa, acione a seguradora e saiba que a indenização do seguro residencial será suficiente para solucionar a situação.     

Seguro de apartamentos

Saber tudo sobre seguro residencial também vale para apartamentos? Nesse caso, por pertencer à categoria de empreendimento residencial, o apartamento já está coberto pelas apólices do seguro predial obrigatório e algumas coberturas não precisam ser contratadas por você.

Segundo a Lei nº 4.591, todos os condomínios devem ter seguros contra incêndio ou quaisquer incidentes do segmento. A contratação deve ser feita pelo síndico, com coberturas adicionais decididas em assembleia junto a todos os moradores.

Quando o condomínio contrata um seguro predial, toda a área compartilhada fica coberta contra roubo, furto, incêndios, panes elétricas e acidentes. Para ter todas as informações sobre o que seu prédio contratou, é necessária uma reunião em que o síndico apresenta a apólice e as coberturas inclusas.

Junto a todas as coberturas, o seguro predial oferece assistência a alguns itens básicos dos apartamentos. Como exemplo, podemos citar os imprevistos relacionados a infiltrações, vazamentos e rachaduras das paredes estruturais.

Portanto, considerando todas as coberturas oferecidas pelo seguro do seu condomínio, não é preciso contratá-las novamente, não é? Então, o valor da apólice fica relativamente menor. Para isso, simular o seguro residencial pode ajudar!  

Saiba mais com a Melhortaxa!

Vale lembrar que o seguro predial não cobre os apartamentos de forma individual. Por isso, é importante verificar tudo sobre seguro residencial e contratar o seu com particularidades e serviços próprios!  

Já que agora falamos bastante sobre esse assunto, que tal acompanhar os conteúdos do blog da Melhortaxa e estar sempre informado sobre outros temas relacionados ao seu lar? Confira nossas matérias e mantenha sua casa protegida!