A compra de um carro é motivo de grande alegria e traz uma enorme sensação de liberdade, uma vez que o comprador pode ir e vir a qualquer dia e horário. Por isso, avaliar se é possível financiar um veículo particular é uma possibilidade para se considerar.
O mercado conta com uma quantidade enorme de agências e concessionárias. No entanto, realizar a compra sem um intermediador é possível?
A resposta é: sim! Dá para realizar o financiamento de um carro particular. Dessa forma, ainda é possível economizar um dinheirinho, já que não será preciso pagar comissão à loja.
Por onde começar?
Neste momento, antes de financiar um veículo particular, a pesquisa é fundamental. Independentemente da intenção de compra, seja ela lazer ou trabalho, o carro próprio vai colaborar muito com a qualidade de vida do novo motorista.
A operação de compra e venda de carro particular traz confiança tanto para o vendedor quanto para o comprador, já que muitas dessas transações são feitas entre amigos, parentes ou indicações. Porém, comprar um carro usado ou seminovo requer atenção.
Antes de fechar negócio, é preciso saber detalhes, como o preço de tabela, se as revisões estão em dia, o estado de conservação do veículo e dos pneus, a quilometragem do veículo, entre outros. Se possível, leve um profissional de sua confiança para conferir a situação do veículo.
Ok, carro escolhido! E agora?
Chega o momento de descobrir como financiar um veículo particular. Consulte suas finanças e verifique se você tem condições de dar uma parte do valor como entrada, faça simulações para cotar as melhores taxas e veja qual instituição oferece o melhor valor de parcelas para o seu financiamento.
A análise de crédito é um momento fundamental e extremamente importante. Para avançar no financiamento de um carro particular, os documentos necessários nessa etapa são:
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Comprovante de renda — podem ser exigidos os últimos três holerites,
- Comprovante de residência — necessário que seja recente.
Com o cadastro aprovado pela instituição financeira e com a descoberta de como financiar um carro particular é o momento de regularizar a documentação.
O antigo proprietário apresenta o Documento Único de Transferência (DUT) — obrigatório na transação de compra e venda de veículos usados —, com firma reconhecida em cartório por autenticidade, e os seus dados bancários para receber o crédito.
Feito isso, o contrato fica liberado para ser assinado, o vendedor recebe o valor combinado, o comprador retira o carro e inicia o financiamento.
As instituições financeiras variam o limite para o financiamento de automóveis, por exemplo, em determinado banco, você pode financiar até 80% do valor, já em outro, o financiamento pode ser de até 100%. As taxas podem mudar bastante, alterando também as condições de pagamento e financiamento.
Saiba como se garantir
Agora que você sabe como funciona financiar um veículo particular, veja como se precaver de possíveis problemas futuros. Antes de concluir a compra, é importante realizar a vistoria cautelar veicular.
Essa vistoria vai gerar um laudo, que é um relatório completo sobre o veículo, garantindo que ele está aprovado para rodar e com as suas identificações regulares.
O laudo regulariza a transação de venda do veículo, permitindo que ele circule sem que o novo proprietário se preocupe com pendências ou problemas com a lei, evitando ainda a hipótese de ter comprado um carro adulterado.
Nesse processo de financiar um veículo particular, também é importante levantar as informações sobre a documentação do veículo junto ao Detran (Departamento de Trânsito). Saiba do histórico de documentos, bloqueios, multas e possíveis restrições.
Dicas para realizar a compra particular
- O valor do carro pode ser reduzido na compra particular, já que as agências e as concessionárias ganham uma participação no lucro de cada venda;
- Com a negociação direta com o proprietário, é possível conquistar melhores condições;
- Atente-se à segurança caso não conheça o vendedor;
- Marque encontros para avaliação do veículo em locais públicos, com grande circulação de pessoas;
- Não utilize dinheiro em espécie para nenhum tipo de pagamento. O vendedor pode estar agindo de má-fé, e, ao realizar o pagamento, é grande o risco de você cair em uma fraude e perder tanto o dinheiro quanto o negócio;
- Evite pagar um valor como sinal sem ter a procedência da idoneidade do vendedor,
- Desconfie de preços muito abaixo do mercado.
Enfim, as vantagens são muitas, mas o cuidado é sempre imprescindível e extremamente necessário, preservando você e suas economias.
Conte com a Melhortaxa para entender mais sobre crédito
Agora que você sabe como financiar um veículo particular, que tal acompanhar nossas publicações? Em nosso blog, você encontra mais informações sobre o assunto, que podem te ajudar a fazer um bom negócio e conquistar um carro novo para a família!