Comprar à vista ou parcelado? Essa é uma pergunta que muitos brasileiros se fazem ao finalizar suas compras. E, às vezes, em meio à pressa, um julgamento rápido e mal deliberado leva vários consumidores a entrarem na lista dos endividados.

A dúvida sobre qual o caminho mais vantajoso é o que gera esse momento de confusão tão comum na vida de alguns consumidores. Se você é um deles, continue lendo este artigo. A Melhortaxa listou alguns itens que devem ser analisados antes de decidir a forma final de pagamento. Confira abaixo.

O que devo considerar?

A palavra-chave antes de decidir comprar à vista ou a prazo é planejamento. Saber se organizar, principalmente financeiramente, permite que você controle seus gastos, evitando um possível endividamento.

Esse controle desmistifica o senso comum de que apenas dinheiro evita desvios no orçamento. Além do planejamento, existem outros fatores que o consumidor precisa verificar antes de tomar uma decisão, seja à vista ou parcelado.
 

Valor da compra

Compras impulsivas e motivadas pela necessidade são uma das principais razões que levam o consumidor a comprar um produto. Em muitos desses casos, o valor da compra não é levado em consideração.

Para que não afete o seu orçamento, é importante que todo o processo seja planejado, realizando pesquisas de preço — independentemente de o item ser caro ou barato. 

Compras à vista feitas dessa maneira impensada, por exemplo, podem gerar um desfalque na sua conta bancária. Você terá que lidar com as consequências durante todo o mês, como se fosse parcelada, reforçando a ideia de planejamento a longo prazo.

Quantidade de parcelas

Em geral, esse é um tópico em que a maioria dos consumidores demanda um pouco mais de atenção, já que envolve “comprometer” grande parte do limite disponível no cartão de crédito.

Porém, vale reforçar a ideia de que quanto maior for o número de parcelas e mais gastos forem realizados e acumulados, maior será o tempo em que você estará preso a essa dívida. 

Taxas de juros

Fazer compras parceladas é uma prática muito comum, mas também evitada por quem não quer estar atrelado às taxas de juros. Os juros mais comuns nesse tipo de operação são os rotativos.

Eles são taxas aplicadas em casos de atraso dos pagamentos das faturas dos cartões de crédito. O percentual aplicado na fatura tende a crescer, acompanhando os dias em que o débito não foi efetuado, aumento a despesa.
 

Descontos

Seja em compra à vista ou parcelada, o desconto é o que faz a diferença entre uma modalidade e outra. É uma prática comum entre várias empresas, que para diminuírem o valor de certo produto ou serviço, colocam melhores condições de pagamento.

Nesses casos, o mais lógico é comparar as ofertas e analisar o que oferece mais vantagens: parcelar ou pagar à vista. Essa é uma prática válida para a maioria das situações que envolvem esse tipo de decisão, desde que se leve em consideração fatores como o que citamos acima.

Conte com a Melhortaxa para te ajudar a realizar os seus maiores sonhos!

Como você viu, escolher entre as duas modalidades não é algo fácil ou simples, além de ser único para cada pessoa. Agora, se você quer realizar o seu sonho e investir em algo que demanda grande quantidade de dinheiro, procure pelos especialistas da Melhortaxa.

Realizando o seu cadastro no nosso site, nós te auxiliamos na busca das melhores oportunidades de crédito no mercado financeiro. Experimente uma maneira inovadora de assessoria e comece a receber ofertas!