Já se perguntou como abrir uma empresa? Visto que esse é um sonho de muita gente, essa pergunta é comum para aquele que quer ser o seu próprio patrão e ter independência financeira, mas, antes, é preciso entender como fazer isso. 

Se você tem essa meta em mente, primeiro comece com uma pesquisa sobre mercado ao qual você deseja ingressar. Busque por empresas do mesmo setor e que alcançaram a liderança do mercado.

Além de fazer uma pesquisa de mercado, nesta etapa é importante que você procure a prefeitura no qual quer instalar o seu negócio, verificando todos os requisitos de concessão do Alvará de Funcionamento. 

Caso encontre algum empecilho, concentre forças para resolvê-lo, já que esta é a primeira fase para realizar o seu sonho de abrir uma empresa. Lembre-se que planejamento, nunca é demais.

O que precisa para abrir um CNPJ?

Você sabe como abrir um CNPJ? Em outras palavras, como abrir uma empresa? Primeiro faça o seu o registro, para depois começar apresentar uma série de documentos e formulários que podem variar de acordo com cada estado. De acordo com a Sebrae, os documentos mais exigidos são:

  • Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual, no qual detalha o objetivo da empresa, as partes envolvidas e como se constituirá o quadro societário — em caso de uma sociedade — imprima três vias e apresente;
  • Documentos pessoais de cada sócio;
  • Cópia autenticada do RG e CPF do titular ou dos sócios;
  • Requerimento Padrão, Capa da Junta Comercial, em via única;
  • FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2 — uma única cópia,
  • Pagamento de taxas através de DARF — Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.

Com o registro do negócio, você receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa, também conhecido como NIRE. Uma etiqueta ou um carimbo, feita pela Junta Comercial ou pelo Cartório, contendo um número que é fixado no constituir a empresa.

Após o NIRE, você deve registrar a empresa como contribuinte, ou seja, entender como abrir o CNPJ. Ele é feito pela plataforma on-line da Receita Federal, por meio do download de um programa —  o Documento Básico de Entrada.

Com o registro feito, o próximo passo é definir a atividade empresarial que você exercerá — venda de produtos e serviços, por exemplo. Essa classificação será leva em consideração ao realizar o enquadramento tributário e ao passar pela fiscalização das atividades da empresa. 

Para as empresas que pretendem trabalhar com a produção de bens ou com venda de mercadorias é preciso realizar o registro na Secretaria Estadual da Fazenda — a Inscrição Estadual. Os documentos para abrir a empresa, em geral, são:

  • DUC (Documento Único de Cadastro), em três vias;
  • DCC (Documento Complementar de Cadastro), em via única;
  • Comprovante de endereços dos sócios, cópia autenticada ou original;
  • Cópia autenticada do documento que prove direito de uso do imóvel, como, por exemplo, o contrato de locação ou escritura pública do imóvel;
  • Número do cadastro fiscal do contador;
  • Comprovante de contribuinte do ISS, para as prestadoras de serviços;
  • Certidão simplificada da Junta, para empresas constituídas há mais de três meses;
  • Cópia do ato constitutivo;
  • Cópia do CNPJ;
  • Cópia do alvará de funcionamento,
  • RG e CPF dos sócios.

Se você pretende trabalhar com prestação de serviços, é necessário o registro na Prefeitura Municipal. Via de regra, esse registro é gerado automaticamente após o registro de sua empresa na Junta Comercial. 

Diferenças entre MEI e ME

Se você quer saber como abrir uma empresa MEI ou uma ME, fique atento nas classificações abaixo. A Melhortaxa separou os significados de cada sigla para você enquadrar a atividade exatamente ao seu perfil empreendedor.

MEI – Microempreendedor Individual

Também conhecido por Microempreendedor Individual é o empreendedor que  trabalha por conta própria. Em 2009, foi instituída a lei, que regulariza esses profissionais.

Como MEI, você passa a exercer  a atividade de uma pessoa jurídica, tendo um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Vale lembrar, que ao ter esse documento, você já pode emitir notas fiscais dos produtos e serviços da sua atividade principal.

Nessa modalidade, só se enquadram empresas com faturamento de no máximo R$ 81 mil por ano. Se você escolher por ser um microempreendedor, leve em consideração, que não poderá ser sócio, administrador ou titular de outro empreendimento, além de não poder ter mais de um funcionário contratado.

ME – Microempresa

Essa é a sigla para Microempresa, que desde 2006, designa como um estabelecimento com legislação própria. Nessa modalidade, a empresa possui benefícios fiscais, que servem para atrair empresários para uma possível sociedade.

Em uma Microempresa, ao contrário da MEI, você pode exercer atividades como pessoa física. Sendo assim, se houver algum problema de fluxo de caixa, você poderá comprometer o seu patrimônio.

Para empresas ME, o limite de lucro por ano é de R$ 360 mil. Caso a ME tenha o faturamento superior, a empresa deve passar por uma nova avaliação, ou seja, ser  reenquadrada como Empresa de Pequeno Porte (EPP).

Como abrir um negócio com pouco dinheiro?

Existem linhas de crédito para abrir uma empresa em inúmeras instituições financeiras. Com investimentos fixos, capital de giro e misto para empreendedores, as modalidades se referem à forma de pagamento, às taxas de juros e ao objetivo do crédito. 

Um dos principais desafios para começar a empreender, é a obtenção de recursos financeiros que, em geral, solicitam alguma garantia de crédito para o pagamento — bens, imóveis, promissórias ou, ainda, aval dos sócios.

No entanto, existem instituições de caráter privado que tem como atividade a concessão das garantias exigidas aos empreendedores que buscam obter crédito, para conseguir o que é preciso para abrir uma empresa

Existem também os Investidores Anjos, que são outra opção para quem deseja abrir uma empresa. Negócios de tecnologia têm atraído cada vez mais investidores que apostam no crescimento e sucesso da empresa.

Se mantenha informado sobre quais as melhores linhas de crédito com a Melhortaxa

Se você está considerando fazer um empréstimo para realizar o sonho de empreender, a Melhortaxa pode te ajudar a comparar as taxas de juros das instituições financeiras em atividade no mercado. Conte com nossa equipe de especialistas para auxiliar em sua pesquisa! Acesse o site da Melhortaxa, preencha o cadastro e usufrua de nossos serviços.