Fazer a solicitação de crédito a uma instituição pode ajudar a sair das dívidas, efetuar a compra de algo ou até mesmo contribuir para a realização de um sonho. Então, como definir qual o empréstimo mais barato para você?
Existem algumas linhas de crédito disponíveis no mercado, mas é preciso conhecer cada uma delas para tomar uma decisão mais assertiva, que mais se enquadra nos seus objetivos e no seu orçamento.
Por isso, acompanhe o conteúdo que preparamos para você, veja quais são as principais modalidades de crédito, como elas funcionam e quais são os juros mais baratos para empréstimo. Confira!
Os tipos de empréstimos
Com a baixa da taxa Selic, os bancos acompanham esse ritmo, o que influencia o crédito pessoal e torna o empréstimo mais barato e acessível, com juros menores. Dessa maneira, o mercado fica aquecido, movimentando a economia.
Ou seja, se essa é a saída que vai contribuir para a regularização de suas finanças, o ideal é que você conheça todas as opções e faça a contratação do empréstimo com consciência e responsabilidade.
Por isso, veja a seguir as especificações e as características de cada uma das linhas de crédito. Assim, opte pelo empréstimo mais barato, que mais se enquadra nas suas necessidades. Confira:
Empréstimo pessoal
O empréstimo pessoal é uma linha de crédito popular e tem um funcionamento simples. Nesse caso, o solicitante faz um contrato diretamente com a instituição financeira, que libera o montante. Se você já tem relacionamento com um banco, as chances de ter crédito pré-aprovado são grandes.
Na hora de fazer essa solicitação de crédito, é ideal consultar um simulador de empréstimo e conferir o CET (Custo Efetivo Total) da operação. Dessa maneira, você fica ciente do valor devido, acrescido dos juros mensais e demais encargos.
Cada instituição estabelece regras próprias para liberar o valor, assim como taxas de juros, prazos para pagamento e condições gerais próprias. Os bancos aprovam o pedido após análise de crédito, o contrato é assinado depois da aprovação e da apresentação de documentos pessoais e comprovantes de renda.
Empréstimo Consignado
No empréstimo consignado, o pagamento é realizado por meio de desconto na folha de pagamento do solicitante ou do benefício da previdência, como a aposentadoria do INSS. Funcionários públicos, beneficiários do INSS e funcionários registrados no regime CLT podem contratar esse empréstimo.
Essa linha de crédito, por ter o pagamento realizado por débito em conta, é considerada segura, com menor risco de inadimplência. Por isso, as condições são flexíveis e você pode contratá-la com juros menores, assim como encontrar o empréstimo consignado mais barato.
Para contratar essa linha de crédito, confira se a empresa empregadora tem parceria com instituições bancárias. Há também requisitos para o empréstimo consignado: o desconto em folha precisa de autorização, concedida no ato da contratação, e as parcelas precisam respeitar o limite de 30% dos rendimentos.
Cheque especial
Essa também é uma opção de empréstimo, que funciona como um crédito pré-aprovado em conta corrente. Ele entra em ação quando você fica sem saldo e automaticamente um valor é creditado ali para evitar que o saldo fique negativado.
Essa não é uma das modalidades de empréstimo pessoal mais barato, já que as taxas de juros são altas e, quanto mais tempo você fizer a utilização do cheque especial, mais cara se torna a operação.
Empréstimo com bem em garantia
Essa linha funciona como empréstimo pessoal, porém a instituição financeira utiliza um bem como garantia da operação. Também é possível disponibilizar um imóvel ou um veículo como garantia. Ou seja, em caso de inadimplência, para quitar o débito, o imóvel pode passar para a posse da instituição permanentemente.
Por conta dessa segurança às instituições credoras, as condições são mais atrativas e vantajosas. O resultado é que o crédito pessoal mais barato pode ser considerado um empréstimo com bem em garantia.
Na busca pelo empréstimo mais barato, faça as contas e analise os riscos. Oferecer um bem em garantia pode ser uma saída para a redução de custos. Porém, faça um planejamento financeiro bem-organizado para evitar perder seu imóvel ou seu carro.
O que considerar no momento da contratação de crédito?
Quando você tomar a decisão de contratar uma linha de crédito e encontrar qual tipo de empréstimo é mais barato, atente-se a todos os custos que essa transação vai gerar. Além das taxas de juros, que é importante analisar, verifique as demais taxas e tarifas.
Existem ainda taxas de manutenção, de abertura de conta e seguros. Consulte o CET dessa operação, faça contas a longo prazo e se organize para que essa despesa não desregule as suas finanças, levando a uma dívida ainda maior.
Precisa organizar as finanças? Conte com a Melhortaxa!
Se você estiver em busca de um empréstimo mais barato para reestruturar a vida financeira, saiba que os especialistas em empréstimo com garantia da Melhortaxa podem ajudar!
Nossa equipe compara os juros das maiores instituições financeiras do país e indica a melhor opção de refinanciamento para seu perfil de forma digital e gratuita. Envie o seu formulário de cadastro e confira.