Por que aderir ao crédito com imóvel de garantia?

Entenda melhor como funciona esse crédito e quais são as vantagens

O crédito com garantia de imóvel também costuma ser chamado de refinanciamento imobiliário. No entanto, essa nomenclatura é mal empregada, pois faz parecer que se trata do novo financiamento de um imóvel.

Na verdade, essa modalidade pode ser solicitada por quem deseja dar um gás a mais no orçamento para realizar algum plano. É possível pegar o crédito para terminar de pagar uma dívida, um financiamento ou até mesmo fazer uma viagem especial. Saiba mais sobre esse assunto!

1 - Taxas de juros mais baixas

No crédito com imóvel de garantia, o interessado adquire um empréstimo bancário ao alienar uma propriedade em contrapartida. Ou seja, a instituição fica com o imóvel até a finalização do pagamento.

Como o banco tem a segurança da quitação da dívida, as taxas cobradas são muito menores que em outras modalidades. Para se ter uma ideia, de acordo com a Fundação Procon SP, o empréstimo pessoal costuma ter uma taxa de 6% ao mês em média.

No caso do cheque especial, esse valor é ainda maior, podendo chegar a mais de 13%. Por outro lado, o crédito com garantia de imóvel não ultrapassa 2%. A economia é, portanto, uma das grandes vantagens de aderir a esse produto.

Vale notar que não é preciso ser proprietário de um imóvel para obter esse tipo de crédito. Apesar de essa ser a situação ideal, também é possível alienar a propriedade de outra pessoa, desde que o proprietário aceite.

2- Prazo de pagamento longo

Quem opta pelo crédito com garantia de imóvel não precisa passar sufoco para quitar a dívida. Embora o banco tenha em mãos a propriedade como segurança, ele não quer precisar vendê-la, nem lidar com burocracia.

A intenção da instituição financeira não é tomar o bem, mas obter o valor que foi acordado. Em virtude disso, essa modalidade costuma dispor de até 240 meses (20 anos) para o pagamento. Para efeito de comparação, o empréstimo pessoal possui prazo de 5 anos.

3- Volume maior de crédito

Atualmente, é possível obter até 60% do valor do imóvel. Mas o tomador de crédito não precisa pegar essa quantia, se não quiser.

Como o valor dos imóveis costuma ser alto, essa é uma das melhores formas de conseguir um montante considerável. A avaliação do preço da propriedade é feita por uma empresa terceirizada a pedido do banco.

4- Liberação rápida do dinheiro

A liberação desse tipo de crédito ocorre rapidamente. Assim que o banco aprovar a documentação do tomador e do imóvel, o dinheiro pode ser liberado em até 30 dias em média.

Sabe aquele momento que acontece um imprevisto e você precisa de dinheiro o mais rápido possível? Evite cair em armadilhas e pegar o crédito mais caro do mercado. Aproveite as possibilidades que o crédito com imóvel em garantia pode oferecer.

5- Uso livre do capital levantado

Outro motivo para solicitar o empréstimo com garantia de imóvel é que ele pode ser utilizado para qualquer finalidade. Assim que ele estiver na sua conta bancária, você poderá usufruí-lo como achar melhor.

Muitas pessoas usam esse tipo de crédito para pagar dívidas com juros altos e que não encontram solução a curto prazo. É isso que explica Rafael Sasso, diretor financeiro da Melhor Taxa e docente da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), vinculada à USP.

De acordo com ele, “negociados os descontos, o devedor consegue reduzir as suas obrigações mensais ao concentrar as dívidas apenas na parcela destinada para liquidar o refinanciamento imobiliário. Dá o fôlego necessário para a pessoa se recuperar e normalizar sua condição financeira”.

Nesse tipo de situação, é possível adiantar o pagamento das prestações e encurtar o prazo combinado no contrato para quitar o empréstimo. Com essa amortização, é feito um recálculo do saldo devedor de acordo com o valor atual da dívida.

Há também a possibilidade de reduzir a parcela ou o prazo estabelecido anteriormente, ou ainda saldar a dívida por completo. Basta entrar em contato com o credor, expor sua necessidade, renegociar e tocar a vida com mais tranquilidade.

A Melhor Taxa ajuda você

Na Melhor Taxa, você consegue comparar a taxa cobrada pelas instituições pelo crédito com garantia de imóvel. Utilize o nosso simulador e encontre o refinanciamento ideal o seu orçamento.

Contamos também com uma equipe especialista que pode tirar as suas dúvidas a qualquer tempo. Faça já a sua simulação e garanta o fôlego que o seu orçamento precisa!

Veja Também