Você sabe o que significa as siglas PGBL ou VGBL? Se você pretende começar a investir na previdência privada, é de grande importância conhecer o significado de cada uma delas, além das principais características.
Para ajudar com essa questão, a Melhortaxa preparou um conteúdo explicando tudo o que você precisa saber sobre o assunto: as diferenças entre PGBL e VGBL, o que significa cada uma das siglas e qual é o mais adequado para sua situação.
O que é PGBL?
O PGBL, ou Programa Gerador de Benefício Livre, é um dos dois tipos de investimento de previdência privada. O principal objetivo dele é acumular um montante a longo prazo, complementando o valor da aposentadoria.
Esse tipo de investimento é mais recomendável para quem tem uma renda mais elevada e costuma fazer a declaração do Imposto de Renda completa. Isso porque o desconto dos tributos é feito em cima do valor acumulado, e não apenas nos lucros obtidos.
Isso não quer dizer que alguém que faça um planejamento financeiro não consiga ter uma previdência privada. Basta se organizar direitinho e escolher entre PGBL ou VGBL para saber o que é melhor para você!
Aliás, quando o valor da previdência corresponde a até 12% da renda tributária anual, ele é abatido no Imposto de Renda e o imposto relativo ao PGBL é pago na retirada. Ou seja, é possível destinar 12% de sua renda bruta para o Programa Gerador de Benefício Livre e pagar os impostos apenas na retirada do montante.
PGBL regressivo e progressivo
O investimento PGBL é oferecido com base em duas tabelas: a regressiva e a progressiva. Elas consistem em uma espécie de contrato, em que se declara a porcentagem a ser descontada do valor total quando ele for resgatado.
Na tabela PGBL regressiva, quanto mais tempo o dinheiro ficar investido, menores são as porcentagens descontadas no resgate. O mesmo acontece com a tabela progressiva, porém, no primeiro caso, é dada uma bonificação para quem leva mais tempo para retirar o dinheiro e uma punição para quem o retira com menos de quatro anos de investimento.
O que é VGBL?
VGBL é a sigla de Vida Gerador de Benefícios Livres, sendo o segundo tipo de investimento de previdência privada. Essa opção é mais indicada para quem costuma fazer a declaração do Imposto de Renda simplificada e tem o objetivo de investir mais de 12% dos próprios tributos.
A principal diferença entre esse e o primeiro tipo de investimento pode ser um fator decisivo para decidir qual é o melhor plano de previdência privada, PGBL ou VGBL: o imposto é calculado apenas nos lucros obtidos do investimento, e não no montante total.
O VGBL ainda pode ser comparado a um seguro de vida. É possível definir quem são as pessoas a resgatarem o seu valor acumulado no caso de falecimento. Além disso, esse tipo de previdência privada não precisa constar no inventário.
Assim como o PGBL, há a possibilidade de escolher entre VGBL regressivo e VGBL progressivo. Inclusive, as regras são as mesmas para ambos os tipos de investimento da previdência privada.
Qual é o mais indicado?
Para decidir entre PGBL ou VGBL, é necessário, antes de mais nada, ter em mente que essas duas opções se tratam de investimentos de longo prazo — para ter um bom rendimento, considera-se, pelo menos, dez anos de aplicação.
Para decidir entre PGBL ou VGBL é importante, ainda, levar em consideração a maneira como você declara seu Imposto de Renda e sua renda anual. Assim, será possível entender qual a melhor opção para a sua situação.
Quais são os benefícios da previdência privada?
Se você quer fazer uma previdência privada, seja em PGBL, seja em VGBL, é importante saber os benefícios que esse investimento tem. Para isso, separamos alguns deles. Confira abaixo:
- não é preciso ter idade mínima para solicitar a sua aposentadoria;
- você pode escolher as formas de pagamento dentro do sistema escolhido;
- há possibilidade de ter uma rentabilidade maior, de acordo com as regras da instituição bancária escolhida para investir;
- é possível passar para herdeiros.
Essas são algumas vantagens desse tipo de investimento. Veja se essa alternativa para sua aposentadoria é mais vantajosa que aguardar pelas regras do INSS e invista. Avalie cada critério para escolher o sistema de tributação que cabe na sua necessidade.
Mantenha-se informado com a Melhortaxa
Agora que você sabe qual é o tipo de investimento de previdência privada mais adequado para a sua situação, se o PGBL ou VGBL, é necessário se manter sempre informado sobre esse universo. Para isso, acompanhe as publicações do blog Melhortaxa!
Aqui temos diversos conteúdos relacionados a investimentos, linhas de crédito e muito mais. Aliás, se está pensando em fazer um financiamento, pode aproveitar e conhecer os simuladores para encontrar as melhores condições para você! Seus sonhos podem se tornar realidade!