Você já ouviu falar no CDC? Sigla para Crédito Direto ao Consumidor, essa é uma forma muito acessível de empréstimo, já que não depende da aprovação preliminar de instituições financeiras, por exemplo.
Tendo a liberdade de usar esse saldo como desejar, entender o que é crédito liberado direto pode ser útil na busca por modalidades acessíveis e vantajosas de renda extra. Fique atento ao conteúdo a seguir e conheça mais sobre esse tipo de operação.
Entenda o Crédito Direto ao Consumidor
Afinal, o que é o Crédito Direto ao Consumidor? Conhecido por uma das formas mais populares dele, o carnê, ele é amplamente oferecido por lojas de varejo como meio de parcelar as compras feitas física e virtualmente.
Vale lembrar que não existe somente essa modalidade de crédito liberado direto. O cartão de crédito, por exemplo, cabe nessa descrição, sendo popularmente usado pelos brasileiros, sem saberem que fazem parte da lista de contratantes do CDC.
Essa é uma opção que só é possível por meio da parceria de instituições financeiras e administradoras de cartões com as lojas varejistas, que permitem a utilização para compras dentro e, na maioria das vezes, fora do estabelecimento.
O Crédito Direto ao Consumidor não depende de aprovações bancárias ou relacionadas diretamente ao banco, necessitando apenas de uma análise de crédito. Por isso, é tão comum ver cartões com bandeiras de lojas conhecidas.
CDC: como funciona essa modalidade de crédito
Para entender como funciona esse tipo de empréstimo direto na conta corrente, saiba que o CDC pode ser contratado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. Por isso, as taxas incididas tendem a mudar.
Assim, de forma simplificada, o Crédito Direto ao Consumidor acontece quando uma compra parcelada é realizada. Ou seja, na realidade, o valor à vista foi pago pelo banco ou pela instituição financeira responsável por intermediar a transação, e você se responsabiliza pelo pagamento das parcelas.
Sendo assim, como mencionamos, a princípio, o meio de realização da compra, seja carteira de crédito direto ao consumidor aprovada, seja cartão de crédito ou carnê, determina as taxas de juros a serem pagas ao longo dos meses de parcelamento.
Por exemplo, no caso dos cartões de crédito, os juros costumam ser mais altos em comparação com outros tipos de créditos, tendo a incidência do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e da TAC (Taxa de Abertura de Crédito).
Como contratar?
Para começar a usar o CDC, o primeiro passo é fazer um pedido de liberação de crédito para altos valores a uma instituição financeira ou algumas cadeias de lojas. Porém, lembre-se de que, nesse caso, o saldo liberado é menor.
Os prazos de liberação e taxas de juros costumam variar de um lugar para o outro. Por isso, fique atento ao C.E.T. (Custo Efetivo Total) no contrato para entender melhor os gastos envolvidos nessa operação de crédito.
Vantagens de contratar o CDC
Uma das principais vantagens do Crédito Direto ao Consumidor é a facilidade de contratação e parcelamento, o que ajuda em emergências. Para entender melhor se esse é o tipo ideal de empréstimo para você, confira outros benefícios a seguir:
- Maior flexibilidade de pagamento;
- Juros menores que o cheque especial e o cartão de crédito,
- Mais possibilidades para usar o crédito, que não fica preso a uma finalidade específica.
Com essas informações, você pode pensar a respeito da linha de crédito que necessita e se vale a pena parcelar suas compras. Assim, fica mais fácil encontrar as parcelas que cabem no seu bolso.