É comum a ideia de que pessoas negativadas não tenham acesso a muitos recursos na hora de realizar compras, especialmente quando relacionado a um crediário. Porém, com o aumento da digitalização de serviços, essa amarra se tornou mais maleável. Mas, afinal, quem tem nome sujo pode comprar no carnê?

A resposta é: depende, mas há, sim, a possibilidade. Atualmente, algumas empresas oferecem a possibilidade de crediários digitais e até mesmo a aprovação de compras sem a necessidade de análise de crédito. Entretanto, cabe ao cliente pesquisar quais empresas realizam esse tipo de abertura.

Se você está negativado, não se sinta sozinho! O Brasil possui cerca de 60 milhões de pessoas com o famoso “nome sujo” em empresas como Serasa e SPC. Os motivos são diversos, mas a crise econômica fez com que muitas organizações flexibilizassem suas regras para facilitar o consumo e movimentar a economia. 

Quer saber como realizar uma compra em carnê com nome sujo? Acompanhe o texto a seguir e saiba como funciona o crediário e qual a melhor maneira de evitar dívidas.

Como funciona o carnê de pagamento?

Antes de aprofundarmos se quem tem nome sujo pode comprar no carnê, é importante que se compreenda como funciona essa modalidade de pagamento, considerada uma das mais populares e utilizadas pela população brasileira.

O carnê é uma espécie de crediário e é geralmente oferecido por lojas e outros estabelecimentos a fim de proporcionar ao cliente a possibilidade de realizar compras parceladas sem a necessidade de um cartão de crédito. Em lojas físicas, ele é emitido por meio de boletos mensais, com data de vencimento e valores.

Ao se perguntar se, para comprar no carnê precisa ter nome limpo, lembre-se de que essa modalidade de pagamento pode trazer consequências para quem a escolhe. Apesar de prático, o crediário costuma vir acrescido de taxas de juros altas, que podem aumentar ainda mais conforme o cliente adie o pagamento dos boletos. 

Portanto, se você já possui o nome sujo e, ainda assim, deseja comprar no carnê, isso pode significar uma nova dívida, gerando um efeito bola de neve e dificultando ainda mais a quitação da primeira. Se for mesmo necessário realizar uma compra nessa modalidade, faça uma comparação entre lojas e negocie juros mais baixos. 

Como realizar compras no carnê com nome sujo?

Como dito anteriormente, o crediário com nome sujo é possível, mas depende das condições de cada estabelecimento. Com as últimas crises econômicas que afetaram o Brasil, grande parte do setor de varejo passou a oferecer condições mais flexíveis aos clientes interessados em renovar suas casas.

O que faz a diferença para os negativados é quando a loja analisa para além do score e das situações de dívidas. Algumas análises de crédito levam em conta o histórico de pagamento anterior à negativação, a renda do cliente e até mesmo a profissão. Portanto, mesmo quem tem nome sujo pode comprar no carnê.

Uma vantagem recente é o crediário on-line, oferecido, muitas vezes, sem a etapa da análise de crédito. Está interessado em trocar de sofá? Pois saiba que é bem possível comprar móveis com nome sujo. Isso porque grande parte das empresas com crediário digital facilitam a compra justamente de eletrodomésticos e móveis.

Como se cadastrar em um crediário on-line?

O funcionamento do crediário on-line é relativamente simples e se assemelha à modalidade de pagar por meio de boletos. Geralmente, o cliente deve acessar o site ou baixar o aplicativo da empresa.

A seguir, basta navegar pelo catálogo digital da loja e selecionar o móvel ou o eletrodoméstico desejado. Com o produto no carrinho, basta preencher os dados restantes e finalizar a compra. O carnê é enviado por e-mail, com valores, data de vencimento e outras informações. Depois, é só imprimir e pagar o boleto. 

Lembre-se de que nem sempre quem tem nome sujo pode fazer carnê, portanto, é fundamental que você faça uma pesquisa. Vale ligar para o estabelecimento para tirar as dúvidas e ainda negociar parcelas mais flexíveis caso a compra seja mesmo necessária antes da quitação de outras dívidas.

Saiba como quitar dívidas com a Melhortaxa

Agora que você já sabe que quem tem nome sujo pode comprar no carnê, pode organizar melhor sua vida financeira, e lembre-se de não deixar as contas passadas de lado, certo? O bom é que a Melhortaxa pode ajudar você a quitar suas dívidas com dicas valiosas!

Confira o guia completo para quitar dívidas que preparamos e acompanhe nossa seção de Finanças Pessoais para compreender melhor seus gastos, organizar a planilha financeira e limpar seu nome de vez!