Conquistar o sonho da casa própria atualmente tem sido um dos maiores objetivos dos brasileiros. Com o mercado imobiliário favorável, muitos se renderam aos financiamentos. Porém, as coisas podem se desestabilizar e vem a questão: “Não consigo pagar o financiamento do imóvel, e agora?”.
Se você está passando por essa situação, que é mais comum do que se imagina, acompanhe o conteúdo que preparamos para você e veja como regularizar as suas finanças, garantindo o seu bem.
O que fazer quando o financiamento ficar pesado
Em momentos de crise, quando se pensa “não consigo pagar meu financiamento imobiliário”, o primeiro passo é tentar manter a calma e procurar alternativas para encontrar uma solução. Entrar em desespero pode deixar o problema ainda maior.
O orçamento ficou curto para todas as despesas? Reveja as suas finanças. Às vezes pode estar indo mais dinheiro do que deveria para determinada área. Tente reorganizar as despesas, substituindo serviços caros por outros mais em conta. Se mesmo assim ainda faltar recursos, veja abaixo o que fazer.
Peça pausa no financiamento
Verifique se você consegue alguma margem de negociação com seu banco para uma pausa na prestação habitacional. Essa medida foi adotada pelas instituições financeiras após o início da pandemia mundial causada pela Covid-19. Cada banco definiu as suas regras e prazos para a utilização desse benefício.
A Caixa Econômica Federal, por exemplo, possui abertura para negociação. O Crédito com Pausa te dá a possibilidade de suspender uma parcela no financiamento, que será incorporada ao seu saldo devedor.
O cliente precisa cumprir alguns requisitos, como estar em dia com o pagamento e não ter solicitado pausa no período de 12 meses. Não há a aplicação de multa e, após essa facilidade, o cliente volta a pagar as prestações. O valor do período de congelamento das prestações será diluído no decorrer do contrato.
Converse com seu banco e confira se existe a possibilidade de solicitar o congelamento de seu financiamento. Busque informações com seu gerente sobre como solicitar pausa habitação.
Se for possível, recorra ao FGTS
Busque alternativas para responder a dúvida “não consigo pagar o financiamento do imóvel”. Caso você não tenha utilizado o saldo disponível do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) para a entrada do imóvel, tente usá-lo agora para amortizar a dívida.
Dessa forma, você quita parcela de financiamento, o que vai aliviar o saldo devedor e, consequentemente, reduzir o valor devido. Consulte o seu saldo do FGTS e avalie essa possibilidade.
Renegocie a dívida
Assim que identificar as mudanças no seu planejamento financeiro, procure o banco e converse sobre a negociação da sua dívida. Mostre-se disposto a manter o financiamento, mas peça um prazo maior, tente rever as taxas de juros ou valor das parcelas.
Use o imóvel para gerar renda extra
Alugar o imóvel pode ser uma saída interessante. Se o próprio bem for usado como gerador de recursos, você pode usar esse dinheiro para pagar financiamento. Considere se mudar para um local menor e mais em conta, mesmo que por pouco tempo, até se estabilizar novamente.
Faça a portabilidade imobiliária
Se nenhuma das soluções acima resolver o seu problema, busque em outros bancos melhores condições para o seu financiamento imobiliário. A equipe Melhortaxa pode te ajudar com esse processo.
Com a portabilidade de financiamento imobiliário você migra a sua dívida atual para outra instituição, que oferece taxas mais baratas, reduzindo o valor das parcelas. Em termos mais simples, um banco compra a sua dívida de outro.
O banco atual não pode negar a migração de seu contrato para outro. Encontrando uma oferta mais vantajosa, as instituições se comunicam entre si, e o contrato é finalmente alterado. Pode ficar despreocupado que não há cobrança de tarifas nessa transação.
Como funcionam os financiamentos
Os financiamentos funcionam como um empréstimo a longo prazo. Uma instituição financeira concede um determinado valor, direcionado a compra de um imóvel, e você paga ao longo de anos.
No caso de um bem financiado, ele fica sob a posse do banco até quitar todas as parcelas. Isso quer dizer que caso você esteja com o financiamento atrasado, existe o risco de o banco tomar o imóvel como para liquidar a dívida.
Por ser uma dívida extensa, você pode ter imprevistos ao longo do caminho, o que pode bagunçar as suas finanças, acumulando dívidas, e impedindo que você se reorganize.
Segundo a Lei 9.517/97, com três ou mais prestações de um financiamento imobiliário em atraso, o banco pode dar início ao processo de execução extrajudicial da dívida. O imóvel então é tomado pelo credor e vai a leilão. O dinheiro da venda é usado para quitar o financiamento pendente.
Faça a portabilidade de financiamento imobiliário com a Melhortaxa!
Agora que você sabe que existem alternativas que podem evitar a perda de um bem, tirando a sua preocupação de “não consigo pagar o financiamento de imóvel”, que tal enxugar as suas dívidas conseguindo soluções mais em conta? Conte com o serviço de Portabilidade de Financiamento Imobiliário Melhortaxa.
Com a portabilidade você transfere o seu financiamento de um banco para outro que oferece condições mais atrativas. O melhor é que nós fazemos o levantamento e você define qual melhor se adequa a sua realidade. Acesse o site e solicite agora!