Conversas sobre saúde financeira têm se tornado cada vez mais populares entre todos os setores da sociedade. Foi-se o tempo em que investir exigia um alto montante em caixa. Se você já poupa de alguma forma e agora quer encontrar investimentos de baixo custo, saiba que isso é, sim, possível.

Ter controle sobre o orçamento e investir pode – e deve – fazer parte da sua realidade. Porém, para isso, é importante saber como avaliar os seus gastos mensais e descobrir o seu perfil. Se você não abre mão da segurança, por exemplo, investimentos conservadores de renda fixa são a melhor opção.

Pensando em se arriscar na bolsa de valores? Os investimentos de renda variável são a bola da vez. Então, é possível aportar dinheiro nessas opções gastando pouco? Existe investimento de baixo custo e lucrativo? Acompanhe o texto a seguir e tire suas dúvidas sobre o assunto.

É possível investir com menos de R$ 100?

Quando falamos de finanças, é comum surgirem várias dúvidas sobre como poupar da melhor forma, cortar gastos e então investir mensalmente, fazendo o dinheiro guardado render de forma inteligente. Se você é iniciante na área e possui pouco dinheiro sobrando no final do mês, não desanime. 

É perfeitamente possível investir com até R$ 100 por mês, afinal existem diferentes investimentos de baixo custo que se adequam ao seu perfil. O primeiro passo é fazer uma análise e confirmar até quanto você pode gastar sem comprometer o orçamento. 

Há dívidas em aberto? Você já possui uma reserva de emergência? Responder a essas perguntas facilita a escolha do investimento certeiro. Vale lembrar que o custo de investimento é proporcional na hora de rentabilizar os lucros, portanto é uma operação de longo prazo.

Renda fixa x Renda variável: como escolher?

Então, como escolher o tipo certo de investimento? Como dito anteriormente, uma análise de perfil faz toda a diferença no seu objetivo. Se você pretende estabelecer um rendimento seguro e gradual, a renda fixa ainda é a ideal – mas, justamente por isso, ela pode render menos.

Se você quer investir em negócios de baixo custo de maneira conservadora, lembre-se de buscar opções atreladas à taxa CDI – que deve sempre estar acima de 100%. Opções como títulos de LCI e LCA, além de Tesouro Direto são as formas mais conhecidas de renda fixa.

investimentos de baixo custo: saiba como investir gastando pouco

Já a renda variável é uma alternativa mais arriscada, mas pode trazer maior rendimento a longo prazo. Como o nome sugere, esse tipo de investimento acompanha as volatilidades do mercado, e as ações podem tanto cair como subir ao longo de um dia. 

A Bolsa de Valores oferece diversas opções de ações de baixo custo para investir, que podem ser negociadas diretamente no home broker da corretora que você preferir. Como essas opções de investimento são acrescidas de taxas, o ideal para começar com pouco dinheiro é buscar pelos fundos de ações.

Como criar o hábito de poupar e investir?

Agora que você já sabe que é possível alocar recursos para investimentos de baixo custo, é importante estabelecer uma rotina saudável para cuidar do próprio dinheiro. Uma renda baixa não precisa ser um impeditivo para você economizar e principalmente rentabilizar, mas é necessário incentivar essa mentalidade.

A primeira meta para investir de forma certa é organizar as finanças. Cerca de 67% dos entrevistados de uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) afirmam não conseguir poupar. 

De nada adianta os custos para investir em ações serem baixos se não houver uma organização mensal, não é mesmo? Por isso, estabeleça esses passos básicos antes de checar pela melhor opção de investimento:

  • Faça uma análise de todos os gastos mensais;
  • Organize o orçamento e corte gastos supérfluos;
  • Negocie dívidas e zere as pendências;
  • Comece a alimentar uma reserva de emergência;
  • Adquira o hábito de poupar mensalmente;
  • Escolha opções de investimento adequadas ao seu perfil.

Aprenda a economizar e investir com a Melhortaxa

Como podemos perceber, é possível encontrar investimentos de baixo custo para rentabilizar o seu dinheiro de forma organizada. Então, é importante que você conheça os próprios hábitos e cuide do orçamento desde os primeiros passos, para economizar e investir conscientemente.

Gostou do conteúdo e quer acompanhar outras dicas sobre finanças e investimentos? Siga o blog da Melhortaxa e saiba como criar a sua reserva de emergência, quais são as melhores opções de investimentos e muito mais!