Para quem quer comprar um imóvel na planta, mas, por algum motivo, está com dificuldades para conseguir uma linha de crédito habitacional com instituições financeiras, é comum considerar a opção de um financiamento direto com a construtora

Entre as principais vantagens de financiar direto com a construtora, está a maior facilidade de negociação de valores e condições. Confira outras informações importantes sobre essa forma de aquisição no conteúdo a seguir.  

Como funciona o financiamento direto com a construtora

Entre as diversas modalidades de financiamento, a realizada diretamente com a construtora pode ser a melhor opção para quem pretende comprar um apartamento na planta. Isso porque, como as incorporadoras desejam vender rapidamente as unidades, elas se mostram mais abertas às negociações. 

Apesar de oferecer algumas vantagens, como possíveis descontos no valor do bem, financiar imóvel direto com a construtora é um processo bem semelhante ao das instituições financeiras. Para ter o crédito aprovado, é feita uma análise completa. O processo consiste em:

  • simulação de crédito pela construtora;
  • avaliação do imóvel (após a aprovação de crédito);
  • entrega de uma lista de documentos pessoais e comprovantes de renda;
  • análise jurídica (se não houver restrições);
  • liberação do financiamento direto com a construtora (após a análise ser aprovada).

É importante ficar atento aos juros

Se você pretende financiar apartamento e está cogitando fazê-lo diretamente com a construtora, é necessário ficar atento aos juros cobrados pelas incorporadoras, mesmo com todos os descontos possíveis no valor da unidade. 

financiamento direto com a construtora

Para manter o negócio vantajoso, algumas construtoras praticam altas taxas de juros, que, muitas vezes, podem ultrapassar aquelas cobradas pelos bancos em financiamentos comuns. Um empréstimo imobiliário bancário tem taxas de 8% ao ano, enquanto o financiamento direto com a construtora possui um valor mínimo de 12,68% anual. 

Outra diferença importante é o fluxo de pagamento da transação. No financiamento direto com a construtora, a dívida pode ser parcelada entre 5 e 10 anos. Em um financiamento bancário, esse período chega a 35 anos (420 meses).

Para quem esse tipo de financiamento é indicado?

Para quem enfrenta resistência dos bancos na hora de adquirir uma linha de crédito, o financiamento direto com a construtora pode ser uma opção. Isso costuma acontecer, por exemplo, com trabalhadores autônomos e que nem sempre conseguem comprovar renda. 

Quem deseja financiar casa como pessoa jurídica também pode considerar um financiamento direto com a construtora. Isso se deve ao fato de que, pelo valor do imóvel, alguns bancos devem seguir as regras do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que não permite a venda de imóveis para usos comerciais.

O que fazer quando não conseguir pagar a parcela?

Na alienação fiduciária, o imóvel não é do proprietário, mas, sim, da instituição financeira que cedeu o crédito. É justamente por isso que, caso haja inadimplência, ela pode retomar o imóvel. 

No entanto, de acordo com as regras do financiamento imobiliário direto com a construtora, o cliente pode realizar o pagamento do saldo devedor com recursos próprios ou um empréstimo bancário. 

Ou seja, é possível solicitar um empréstimo aos bancos para quitar a dívida restante com a construtora de imóveis. Porém, não é recomendado que se inicie uma dívida para cobrir a anterior. O segredo para um financiamento de sucesso é um bom planejamento prévio e negociação com o credor, caso haja atrasos no pagamento.

Atenção ao pagamento

No caso do imóvel direto com a construtora, não é possível utilizar o FGTS para pagar as parcelas do bem. Caso o consumidor perca o emprego, por exemplo, o fundo de garantia não é uma opção para pagar a dívida do imóvel adquirido.

Acompanhe a Melhortaxa

Para saber mais sobre os assuntos relacionados à realização de um financiamento direto com a construtora, acompanhe as publicações do blog Melhortaxa. Assim, você se mantém informado sobre os procedimentos das diferentes modalidades de crédito. 

Além disso, para encontrar as taxas de juros de um financiamento ideal para você, conte com os simuladores da Melhortaxa. Organizamos tudo para você fazer um bom negócio!