Financiamento imobiliário direto com a construtora: entenda

Alienação fiduciária, tarifas diferenciadas, prazo de financiamento e índice de correção, saiba mais sobre todos os pontos acerca do financiamento direto com a construtora

Existem diversas maneiras de se levantar dinheiro para a compra de um imóvel: empréstimo bancário, consórcio, título de capitalização e financiamento direto com a construtora, caso seja um imóvel novo. A opção mais escolhida pelos compradores é o financiamento com uma instituição financeira. No entanto, em caso de dificuldade na aquisição de crédito imobiliário, é comum que seja oferecido o financiamento direto com a construtora, também conhecido como alienação fiduciária. 

O que é alienação fiduciária? - É uma alternativa prevista em lei para o caso de não cumprimento do acordo feito com o banco ou incorporadora. Nela, o comprador pode usufruir do imóvel e chamá-lo de seu, mas até a quitação do saldo o proprietário legal será o credor. Durante a crise, diante das negativas dos bancos para as solicitações de crédito imobiliário, o financiamento direto com a construtora foi uma ótima opção para quem precisava de dinheiro. Mas com a recuperação da economia, essa modalidade passou a ser  a alternativa mais cara para o comprador. 

Para quem esse tipo de operação é indicada? - Segundo o porta-voz da Cyrela, Miguel Mickelberg, as construtoras e incorporadoras oferecem esse tipo de financiamento para um perfil específico de cliente, na maior parte dos casos profissionais autônomos e pessoas que querem comprar o imóvel na Pessoa Jurídica, já que o banco não faz financiamento no Sistema Financeiro da Habitação (SFH) para empresas.

Qual o prazo de pagamento no financiamento direto com a construtora? - De 5 a 12 anos, variando de construtora para construtora. No financiamento imbiliário com uma instituição financeira, no entanto, o prazo gira em torno dos 30 anos.

Abaixo, elencamos os motivos pelos quais esse caminho é o menos indicado para aqueles que buscam pelo financiamento imobiliário mais vantajoso:

  • Por se tratar de uma operação com maior risco para a incorporadora, as taxas são consideravelmente mais altas que as fornecidas pelos bancos. Um exemplo disso é que, atualmente, as tarifas de financiamento bancário pelo SFH estão em torno de 9% a.a., já no financiamento direto com a incorporadora são cobrados 12% a.a. acrescido o IGPM ou IPCA (depedendo do que a empresa estipula em contrato)
  • Em operações que envolvem alienação fiduciária, o proprietário transfere seu imóvel a quem forneceu o empréstimo. No caso do financiamento direto com a construtora, diferentemente de quando o crédito é oferecido por um banco, o comprador deve levar em consideração a possibilidade da empresa falir e o imóvel, que nunca esteve em seu nome, ser perdido
  • Diferentemente do empréstimo bancário, o financiamento direto com a construtora não permite que o comprador use o FGTS para o pagamento total ou parcial do imóvel, tampouco para a amortização do saldo devedor
  • Enquanto o prazo de pagamento das instituições financeiras gira em torno dos 30 anos, dificilmente uma construtora permitirá que o prazo exceda os 10 anos

Comprei meu imóvel através do financiamento direto com a construtora, mas as taxas estão muito altas, o que posso fazer? - Segundo a analista financeira, Priscilla Basso, é possível quitar o saldo devedor através de recurso próprio ou financiamento bancário. Desta forma, o imóvel será transferido para o cliente alienando-se o bem ao banco. Essa situação torna a operação mais segura para o cliente, já que uma instituição financeira dificilmente decretará falência podendo levar o comprador a perder seu imóvel. "Na atual conjuntura econômica, recomendamos aos clientes que financiaram diretamente com as incorporadoras que reconsiderem a operação, já que o financiamento bancário apresenta condições tarifárias mais favoráveis e também maior segurança para o cliente e seu imóvel. Sem falar que o uso do FGTS em operações SFH, respeitadas as regras de uso do fundo, é possível no financiamento com o banco".

A Melhortaxa pesquisa, compara e entrega as melhores propostas de financiamento imobiliário das maiores instituições financeiras do país, analisa seu perfil financeiro e indica a melhor opção de crédito, sem cobrar  nada por isso. Faça já uma simulação!

Compartilhe

Veja Também