Cinco anos é o prazo máximo que o nome do devedor e seu CPF ficam negativados, segundo o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil. Embora o registro negativado da dívida caduca desapareça do sistema da empresa ou banco, o valor inadimplido continua a existir, podendo causar problemas futuros.

Em meio ao cenário econômico de crise e desemprego, não é difícil se perder em meio às contas e pendências, acabando por deixar de pagar algo. Muita gente ainda acredita que não precisa se preocupar em quitar seus débitos pois acha que as dívidas caducam no futuro e deixam de existir.

A Melhortaxa preparou um conteúdo exclusivo para você para explicar em detalhes o que acontece quando uma dívida prescreve, ou seja, quando a dívida caduca. Neste texto, explicamos seu verdadeiro significado e as consequências legais. Confira:

Prescrição de dívida

É um conceito que determina em quanto tempo caduca uma dívida, e pode ser definido como a perda do direito que uma empresa ou pessoa possui de cobrar, na justiça, um valor não recebido. O credor não perde o direito completo de cobrar a dívida, mas não é mais possível acessar o judiciário para realizar a cobrança.

Dívida caduca é aquela que tem mais de cinco anos. Depois desse prazo, ela deixa de ficar aberta nos birôs de crédito, como o Serasa. Com isso, o nome sai da lista de devedores do SPC, Serasa e outros. Isso não quer dizer que a dívida deixou de existir.

Ou seja, a dívida caduca precisa ser quitada com a empresa, pessoa ou banco, pois a pendência ainda estará em aberto. A inadimplência sempre estremecerá sua relação com as instituições ou pessoas, atrapalhando seus relacionamentos futuros.

Dívidas bancárias

Se você está se perguntando quanto tempo dura uma dívida no banco, a resposta também é cinco anos. Passados cinco anos, o nome volta a ficar limpo, mas a  dívida continua existindo e crescendo. Não existe legislação que impeça o banco de continuar cobrando os juros combinados no contrato, mesmo após caducar a dívida

Embora a dívida caduca não conste no Serasa ou SPC, ficar devendo dificulta bastante a concessão de financiamentos, cartões de crédito e outros serviços financeiros. Dessa forma, é importante fazer uma organização financeira para sair das dívidas e limpar seu nome. Assim, você sai do vermelho e fica com a consciência tranquila.

Agora que a dívida caduca não é mais um mistério para você, comece a se organizar para que sua situação seja regularizada em todas as instituições. A recomendação é sempre procurar por formas de renegociá-la, em condições que caibam no seu orçamento, trazendo benefícios para você e para a empresa ou banco.

Conte com a Melhortaxa e mantenha-se informado

Esperar uma dívida caducar tem consequências, não é? Mas, como já explicamos em outros conteúdos, para tudo dá-se um jeito. Com opções de crédito pessoal no mercado, você pode, com agilidade e segurança, conseguir dinheiro para quitar dívidas com juros muito altos e organizar sua vida financeira.

No blog da Melhortaxa você se mantém informado e confere os principais temas que envolvem assuntos financeiros. Em nosso site, você ainda tem acesso a mais informações sobre financiamento imobiliário, portabilidade e simuladores de crédito que podem ser muito úteis para sua contratação de um crédito pessoal.

Nossa equipe de especialistas busca pelos melhores valores de juros e demais taxas de acordo com o seu perfil. Conte com a ajuda de nossos serviços e tenha as melhores condições do mercado! Saia do sufoco de forma planejada! Venha para a Melhortaxa.