Receber salários, realizar transferências ou mesmo guardar dinheiro faz parte da rotina de quem precisa lidar com instituições bancárias. Pensando assim, a conta corrente é a base de toda a movimentação de dinheiro.
A conta corrente pode ser gratuita ou com mensalidade e individual ou conjunta. Além do mais, cada instituição define suas regras para a cobrança de taxas, a disponibilidade de cheque especial, o acesso digital e outras funcionalidades.
Confira o texto a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre o que é conta corrente, quais os tipos disponíveis, como abrir uma e quais taxas podem ser cobradas pelo banco.
O que é conta corrente?
Esse modelo de conta serve para armazenar e/ou movimentar o dinheiro do correntista. Ela geralmente é utilizada para recebimento de salários, pagamento de contas e transferências.
Aliás, há diferentes modelos de contas, que podem incluir taxas mensais ou mesmo ser oferecidos de maneira gratuita. Ao compreender o que é uma conta corrente, ficará mais fácil definir qual se encaixa melhor no seu padrão de necessidade.
Há também a modalidade de conta digital, ainda mais prática para quem deseja realizar todas as operações de maneira on-line — sem a necessidade de enfrentar filas no banco.
Conta corrente X poupança
E qual a diferença entre conta corrente e poupança? A conta corrente é ideal para quem necessita de um local seguro para movimentar dinheiro. Já se o seu intuito é longo prazo, como fazer uma viagem ou investir dinheiro, por exemplo, a poupança será a melhor escolha para esse fim.
Porém, é preciso ficar atento às regras de rendimento da poupança nos dias atuais, afinal, ela deixou de ser uma boa opção para quem quer ver seu saldo render. Isso porque há opções mais vantajosas para quem deseja investir, como o Tesouro Direto.
Quais são os tipos de conta corrente?
Conta gratuita
O Banco Central obriga que todas as instituições financeiras ofereçam, ao menos, uma modalidade básica de conta, isto é, sem a cobrança de tarifas. A conta corrente gratuita disponibiliza serviços básicos, que incluem:
- Duas transferências bancárias entre contas;
- Cartão de débito,
- Até quatro saques mensais.
Conta com mensalidade
As contas com cobrança mensal são mais completas que as gratuitas, com benefícios oferecidos de acordo com o valor do pacote escolhido, e geralmente incluem serviços como:
- Cheque especial;
- Descontos em produtos financeiros;
- Programas de milhagem,
- Cartão de crédito.
Conta digital
Cada vez mais popular, a conta digital possui as mesmas características que a conta corrente normal — transferências, pagamentos e recebimento —, mas sem uma interação física entre operadores e clientes.
Todos os processos podem ser realizados por meio de um aplicativo prático, o que acaba facilitando os processos e diminui a burocracia. Os serviços de uma conta digital podem incluir:
- Conta com rendimento;
- Atendimento virtual;
- Opções de investimento,
- Cartão de crédito.
A abertura de uma conta digital é rápida e simples, mas atenção: esse tipo de conta costuma cobrar a realização de saques em agências físicas. Cada instituição cobra um percentual, portanto, fique atento aos valores.
Como abrir uma conta corrente?
Mas, afinal, como abrir uma conta corrente? Você pode abrir tanto on-line como diretamente na agência, por meio da entrega de alguns documentos básicos, como identificação, comprovante de renda e de residência.
A conta corrente pode ser aberta por pessoas físicas maiores de 18 anos, enquanto a poupança pode ser aberta por menores de idade — desde que acompanhados de um adulto responsável.
Em caso de negativados, a alternativa à conta corrente tradicional é a conta digital, que pode ser disponibilizada por diversos bancos digitais, mesmo para quem possui pendências financeiras.