Se você tinha uma vida financeira estável e passou por alguma situação que desestabilizou o seu orçamento mensal, talvez precise agora de uma reeducação financeira para voltar a ter as finanças no lugar.

Para isso, é necessário que você saiba como poupar, investir e se organizar. Continue acompanhando o artigo que preparamos para você e saiba por onde começar o seu processo de reeducação.

A importância da reeducação financeira

A organização de suas finanças pessoais é um passo importante para manter as contas no lugar, tornando sua rotina financeira mais saudável e tranquila. E é por isso que o processo de reeducação financeira é tão importante. Livrar-se de maus hábitos é o passo inicial para guardar dinheiro.

Considerando que seus hábitos antigos te levaram ao desequilíbrio financeiro, é importante reavaliar a forma como você trabalha o seu dinheiro. Reconsidere suas estratégias de economia e reverta essa realidade.

Com a situação novamente controlada, você vai ver o uso do seu dinheiro de outra forma. As contas não atrasarão mais, o que vai reduzir ou zerar o endividamento e ainda criar a sua reserva de emergência, garantindo a sua independência financeira

Dicas para manter seu orçamento em dia

Se a dúvida “como controlar a minha vida financeira” vem te rondando, saiba que o processo de reeducação financeira requer empenho e conhecimento, por isso, dedicação é fundamental.

Confira as dicas que separamos para te ajudar. Seguindo o passo a passo, suas finanças vão te dar tranquilidade e, com a organização, vai até sobrar um dinheirinho ao final de cada mês.

Reveja seus gastos

Para quem precisa se organizar, reaprender a poupar e saber para onde direcionar o seu dinheiro, rever onde está gastando demais e onde pode enxugar despesas é um ótimo começo.

Que tal trocar o delivery pela feira semanal? Ou a academia pelas corridas ao ar livre? Substituir o dinheiro gasto por opções mais em conta vai te ajudar muito. Por isso, avalie com calma onde você vem gastando mais e onde pode reduzir. 

Conheça seus números

Existem aplicativos que podem te ajudar nesse quesito. Organize o seu salário e anote seus gastos fixos, como aluguel, contas de consumo, transporte e alimentação. Saiba quanto sobra e o quanto pode ser direcionado à poupança ou ao pagamento de dívidas.

Conhecer a sua realidade é algo importante no decorrer da reeducação financeira. Assim, você saberá ao certo quanto ganha e quanto gasta, podendo realizar investimentos e compras compatíveis com seu bolso e regularizar dívidas antigas. 

Nunca gaste mais do que ganha

Já parou para pensar que gastar mais do que se ganha pode ter te colocado no buraco? Evite as compras por impulso e as extravagâncias que podem parecer bobeira, mas levam mais do que você poderia pagar.

Por isso, saber como organizar a vida financeira e entender seus ganhos e gastos é uma etapa importante da reeducação financeira. É ela quem vai te alertar sempre que você estiver a ponto de perder dinheiro em algo que não é de extrema necessidade. 

Estude sobre investimentos

Não adianta pensar em investir o seu dinheiro em alguma modalidade de investimento se você não tiver conhecimento sobre o assunto. Essa é uma área que pode te trazer um bom rendimento, mas os investimentos podem ser arriscados, o que vai atrapalhar o seu orçamento, te fazendo perder dinheiro.

Antes de pensar em investir em ações, invista em conhecimento e saiba como fazer uma reeducação financeira. Aprenda sobre o mercado, leia conteúdos para saber por onde começar e converse com as empresas que administram investimentos.

Compartilhe conhecimento

Se você vive com sua família e a renda familiar é composta por diversas pessoas, compartilhe seus hábitos saudáveis com elas. Ensine-as sobre reeducação financeira pessoal, oriente sobre economia e organização.

Mostre seus resultados positivos e incentive sua família a poupar também. Juntos vocês podem conquistar algo com o que já vêm sonhando há tempos ou juntar dinheiro para um fundo de reserva. O esforço comum pode ter um resultado incrível a longo prazo. 

Entenda a diferença entre reeducação e liberdade financeira

Liberdade financeira é quando você tem o poder de escolha sobre o destino que quer dar ao seu dinheiro. Porém, se desorganizar e precisar de recursos que você já não tem mais é uma consequência real e difícil de encarar.

Gastar com algo desnecessário é tirar o dinheiro que seria destinado a contas importantes que, se não forem pagas, acumulam juros e viram uma bola de neve.

Saiba que você tem liberdade, mas também tem responsabilidades. Com isso claro em sua mente, você saberá direcionar da melhor forma o dinheiro que ganha, evitando passar novamente por momentos de sufoco. 

Acompanhe a Melhortaxa e mantenha-se informado!

Sempre compartilhamos dicas de finanças para te ajudar a controlar os gastos e manter o seu orçamento no azul. Mantenha-se atualizado com as nossas dicas sobre economia, organização financeira, investimentos e muito mais! Acesse o Blog Melhortaxa!