Não existe quarto sem guarda-roupa. Em quartos de solteiros ou casados, ele é parte importante tanto da decoração quanto da organização do cômodo, já que acomoda roupas, acessórios e, algumas vezes, calçados e roupas de cama. É uma tarefa importante escolher um modelo que atenda a essas necessidades da maneira certa, sem faltar espaço dentro do móvel ou no quarto.

Medida certa e qualidade – A compra começa como devem começar todas as compras de móveis: sabendo bem em que espaço será acomodado. Antes de começar as visitas a lojas, tire as medidas do espaço que acomodará o guarda-roupa. Lembre-se de que o móvel é dimensionado pelas suas medidas de largura, comprimento e altura. Tendo isso em vista, fica mais fácil saber o que pode ou não ser comprado. E é bom lembrar que, mais do que caber no quarto, o guarda-roupa não pode atravancar o ambiente. Por isso, se você gostou de um móvel amplo e alto, mas o seu quarto tem o pé direito baixo, no limite do guarda-roupa, vale a pena avaliar se essa é mesmo a melhor opção.

Atente-se também à qualidade do material. Hoje em dia, muitos móveis têm como fundo painéis de madeira compensada. Verifique essa estrutura, sua firmeza e a forma como o material está encaixado. O mesmo deve ser feito com os fundos de gaveta, dobradiças e puxadores. Pense no horizonte de tempo pelo qual você pretende utilizar o móvel e também na sua rotina e hábitos e se pergunte quanto aquele material deve durar. Crianças na casa ou planos de mudança são outros aspectos a serem levados em conta.

Medidas internas e compartimentos – Além de saber qual espaço o guarda-roupa ocupará é bom saber, de antemão, o que será guardado nela. Veja as roupas que você tem – e pretende manter –, além de sapatos, roupas de cama, toalhas, acessórios e outros objetos. Isso ajuda não só na decisão do tamanho do guarda-roupa como um todo, mas também das suas características internas.

Mais ou menos gavetas? Espaço para guardar calças e vestidos? Muitos ou poucos casacos? Onde guardar os sapatos? E os ternos? Como acomodar tudo isso? Existe uma infinidade de modelos com diferentes divisões internas. Escolher quais devem ser priorizadas depende do que você colocará ali dentro e do sistema de organização que pretende adotar. De modo geral, no entanto, quanto mais compartimentos internos existirem, mais fácil fica organizar as roupas e mantê-las organizadas no dia a dia. Tenha isso em mente quando estiver escolhendo o móvel.

A variedade de revestimentos existentes no mercado atende a maior parte dos gostos. O guarda-roupa é um móvel amplo e que chama a atenção dentro do quarto, por isso tente combiná-lo com os demais elementos da decoração e criar um todo harmonioso.