Muito se ouve falar sobre a carta de contestação, mas nem sempre sabemos ao certo sobre do que se trata esse assunto, não é mesmo? O ato de contestar algo significa colocar um assunto em discussão, por isso, a carta de contestação deve ser utilizada com essa finalidade.

Para explicar mais sobre o que é a carta de contestação e quando ela deve ser utilizada, acompanhe o conteúdo exclusivo que nós, da Melhortaxa, preparamos para você. 

Quando usar a carta de contestação

É o processo de devolução do valor pago, também chamado de chargeback. Ao se deparar com uma cobrança indevida em suas despesas, você deve entrar em contato com a administradora de seu cartão imediatamente. Depois, a empresa vai contatar o vendedor e solicitar a confirmação da compra.

Esse tipo de notificação é usada quando você envia uma carta de contestação de multa de energia ou quando você não reconhece uma compra efetuada em seu cartão de crédito, por exemplo. Por isso, pede esclarecimentos a respeito.

O prazo médio para esse processo é de, aproximadamente, cinco dias, iniciados a partir da data de solicitação de confirmação. Caso a empresa não tenha uma resposta a respeito da venda, o valor é estornado a você. Por isso, aja rápido e evite tarifas bancárias sobre essa despesa.

Para a contestação, o ideal é agir com honestidade e saber quando e por que solicitar a devolução do valor investido em algo que você não comprou. Listamos abaixo os motivos principais que levam as pessoas a reclamar, seja uma compra indevida ou uma carta de contestação de dívida.     

Você, titular do cartão, não identifica uma compra como sua

Um dos maiores motivos do envio da carta de contestação de compra cartão de crédito acontece quando, ao examinar a fatura mensal de seu cartão, você verifica uma compra em determinado local não efetuada por você.

Às vezes, pode ser uma falha de memória de ter feito o empréstimo do cartão a terceiros, mas não podemos excluir a ideia de que o cartão pode ter sido fraudado e realmente a compra não é sua. 

Fraude

A fraude pode acontecer de formas diferentes, tanto com clientes quanto com empresas. Este último caso sendo, por exemplo, quando uma pessoa mal intencionada realiza uma compra e a contesta dias depois, com o intuito de recuperar o valor investido, alegando que não reconhece aquela despesa.

Outra situação é quando alguém acessa suas informações através de empresa fraudada e utiliza os dados de seu cartão para fazer uma compra em seu nome, o chamado cartão clonado, que já fez inúmeras vítimas. Nesse caso, é direito do consumidor ser ressarcido. 

Quando você mesmo efetuou a compra, mas não recebeu o produto

Muitos podem ser os motivos de uma compra não ter sido entregue. O recebimento pode ter sido realizado por outra pessoa que ficou com o produto, os correios podem ter extraviado no momento da entrega ou até mesmo a loja não fez o envio como era esperado.

Se é o seu caso, saiba que você pode solicitar a carta de contestação e pedir seu dinheiro de volta, já que a cobrança foi realizada e o produto não foi entregue. 

Saiba diferenciar carta de contestação de arrependimento

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, você, como cliente, tem o direito de se arrepender de uma compra, mas, nesse caso, não precisa ficar com o produto.

Para as empresas, essa situação é mais tranquila que o chargeback, já que não há a necessidade de ressarcir o valor pago e o produto não entregue. O vendedor que recebe uma carta de contestação precisa devolver o dinheiro gasto do cliente, o que causa um prejuízo. 

Mantenha-se informado com a Melhortaxa!

Agora que você sabe mais sobre os direitos de consumidor e para que serve a carta de contestação de cobrança indevida, continue explorando nosso blog e leia os conteúdos exclusivos que preparamos para você.

Temos dicas de investimentos, planejamento e organização de despesas, liberdade financeira, além de financiamento, portabilidade imobiliária, crédito com imóvel em garantia e muito mais. Acesse e se informe conosco!