Durante o pagamento das prestações do crédito imobiliário, imprevistos podem surgir e afetar os planos a ponto de ser necessário cancelar um financiamento, mas você sabe se é possível fazer isso?
O endividamento por falta de planejamento ou por causa de alguma emergência não é uma novidade para o brasileiro. Entretanto, nessa situação, desistir da operação de crédito é a melhor opção?
Em geral, a rescisão do contrato não é uma prática comum e aceita em muitas administradoras, tendo como opção a portabilidade de crédito. Porém, se você quiser entender como cancelar um financiamento, acompanhe o conteúdo abaixo.
Cancelamento de contrato
Se você está no meio de um contrato de crédito, provavelmente já se perguntou: “posso cancelar um financiamento?”. Pois saiba que, apesar de não ser uma prática comum, é possível, desde que você e a instituição entrem em um acordo.
Caso isso não ocorra, uma alternativa é envolver o Código de Defesa do Consumidor no cancelamento de financiamento, alertando sobre um vício de contrato ou situação de cláusula descumprida.
Ademais, você também pode quitar de uma vez todas as parcelas do financiamento, encerrando sua dívida com o credor, já que o pagamento antecipado gera alguns descontos nos valores dos boletos. No entanto, se você está com dívidas financeiras, essa não é a melhor opção.
“Quanto tempo posso cancelar um financiamento?” Depende do seu contrato de crédito. Por isso, na hora de assinar o documento, leia-o atentamente para conhecer as condições para cancelar um financiamento.
Transferência de crédito
Outra opção para cancelar o financiamento é transferir a dívida para outra pessoa, desde que a financeira concorde. Você deve entrar em contato com a agência na qual assinou a contratação do crédito e conversar, para, assim, encontrar a melhor maneira de regularizar as prestações.
Essa é uma prática muito comum para quem vai vender um bem financiado, já que, assim que o proprietário fechar o acordo, ele deve elaborar e assinar o contrato de transferência de dívidas e as taxas.
A portabilidade de crédito é a melhor solução para você
Viu como o cancelamento de financiamento pode ser feito de várias maneiras? Contudo, existe um meio que permite ao consumidor migrar seu crédito para outro banco sem pagar nada por isso, a portabilidade — na qual não se enquadram despesas extras cobradas ocasionalmente.
Com a portabilidade, fica mais fácil obter juros mais baixos de crédito e, consequentemente, diminuir o valor de cada prestação a ser paga. Tudo isso sem aumentar o valor total da dívida e o número de parcelas.
Antes de migrar sua dívida, tente negociá-la com o banco atual
Você pode tentar negociar com a instituição financeira atual as condições de pagamento do empréstimo. Contudo, é válido você pesquisar todas as formas para não cancelar o financiamento, como troca da data de vencimento dos boletos e novas propostas de acordo.
A troca de vencimento do financiamento é uma prática aceita pela maioria das financiadoras, o que ajuda o consumidor na hora de planejar o pagamento das parcelas.
Já uma nova proposta de acordo com o banco atual é uma estratégia que pode te ajudar a administrar a dívida. A financeira tem um prazo de até cinco dias, dando tempo para negociar a permanência da dívida na instituição.
Porém, se isso não acontecer, o próximo passo é a portabilidade, em que o credor atual deve disponibilizar toda a documentação à nova instituição, com o prazo de dois dias.
Portabilidade é com a Melhortaxa!
Fazer a portabilidade e evitar o cancelamento do financiamento pode ficar muito mais fácil com a ajuda da Melhortaxa! Depois de você completar seu cadastro gratuito em nosso site, nós vamos avaliar sua dívida e verificar quais instituições financeiras possuem os juros mais baixos para o seu bolso. Acesse e experimente!