ROE significa Retorno sobre o Patrimônio Líquido (do inglês Return on Equity) e é um ótimo indicador referente à saúde da empresa. É um valor calculado com base no lucro acumulado nos últimos 12 meses, dividido pelo valor do patrimônio líquido. 

Esse Retorno sobre o Patrimônio Líquido é particularmente importante para empresas que têm ações vendidas em bolsa de valores. Como ele revela a situação da parte financeira da empresa, acaba sendo um dos principais indicadores que ajudam os investidores na compra de ações.

Qual é a importância do ROE para os investimentos?

O Retorno sobre o Patrimônio Líquido mostra aos investidores uma forma muito eficaz e concreta de fazer comparações entre empresas de um mesmo setor, apresentando qual delas tem maior lucro e melhor taxa de retorno. Isso faz toda a diferença na hora de escolher em qual delas investir.

Acredita-se que o ROE ideal de uma empresa deve gerar um retorno de, pelo menos, 15% ao ano, o que representa 15 centavos de novos ativos para cada real investido por seus acionistas. Isso significa que essa organização gera ativos, e não os consome.

Em caso de ROE negativo, o que isso representa para os investidores? Ora, se há um retorno abaixo do esperado do lucro em caixa, significa que a empresa está gerando prejuízo anualmente, consumindo os seus ativos. Logo, deve ser evitada na carteira de ações. 

ROE e ROIC são a mesma coisa?

O que é ROE e ROIC? São indicadores diferentes. O ROE mostra o quanto a empresa é capaz de gerar valor sobre ela mesma, usando os seus recursos, como desenvolvimento de novos produtos, boa rentabilidade das suas aplicações, investimentos na capacidade produtiva e expansão de atividades.

Já o ROIC (Return on Invested Capital), ou Retorno sobre Capital Investido, é o retorno sobre o capital do investidor. Ele indica o quanto rende o dinheiro aplicado pelos acionistas da empresa. Números positivos e altos mostram que a empresa é rentável e tem uma boa organização financeira.

Como calcular o ROE?

Antes de calcular o ROE, é importante conhecer dois termos em particular: o lucro líquido e o patrimônio. Enquanto o primeiro representa o ano fiscal completo, mas sem os dividendos pagos aos acionistas, o patrimônio é calculado depois dessa somatória. A fórmula de cálculo do ROE é esta:

ROE = (Lucro Líquido / Patrimônio Líquido) x 100

Como calcular o ROE? Se o lucro líquido de uma ação é de R$ 2, por exemplo, e o valor da ação custa R$ 78, o cálculo é feito seguindo os moldes apresentados anteriormente e gera um valor final que representa o Retorno sobre o Patrimônio Líquido da empresa, da seguinte forma: 

ROE = (2 / 78) x 100 = 2,56% 

Com esse valor em vista, é possível comparar os ROEs de várias empresas do mesmo setor e analisar quais delas têm valores mais expressivos. Como vimos, o ROE ideal está acima de 15%. Isso já ajuda a orientar o acionista na escolha da empresa que oferece mais segurança e rentabilidade.

O ROE é o único indicador importante?

O ROE não é o único indicador que o investidor deve acompanhar. Conhecer o histórico financeiro de uma empresa ajuda muito a tomar decisões. Assim, um indicador negativo, como prejuízo, não deve ser visto como um fator determinante das finanças da organização.

Como as empresas com ações em bolsa devem divulgar os seus balanços todos os anos, vale verificar no que ela gastou os seus recursos no ano anterior. Investimentos, despesas extraordinárias e compras de maquinários podem interferir negativamente nos números, mas não necessariamente significam resultados ruins.

Por isso, embora o ROE seja um indicador seguro sobre a saúde da empresa, ele não é o único. Na dúvida entre qual empresa investir, é bom analisar outros indicadores financeiros, para tomar as melhores decisões e adquirir ações das organizações mais rentáveis.