Quando pensamos sobre o que faz um corretor, logo é possível imaginar a figura de um vendedor indicando quais os melhores imóveis e localizações, não é mesmo? Mas você sabe qual a importância de ter esse tipo de profissional te ajudando na escolha do seu lar?

Com uma formação específica, o corretor de imóveis é um profissional que se especializa e aperfeiçoa o conhecimento sobre o funcionamento do mercado imobiliário e da região em que atua.

Apesar de, na maioria das vezes, o corretor de imóveis ser visto como um simples vendedor, ele é um consultor e mediador entre as partes envolvidas na compra de uma casa — comprador e vendedor. Confira neste post algumas informações sobre o que faz um corretor e sua importância para o mercado imobiliário!

Corretores precisam ter formação constante ao atuar

Os corretores, na maioria das vezes, são profissionais autônomos que possuem alguma relação com uma imobiliária. Porém, para começar a entender o que faz um corretor, primeiramente, é importante que você saiba que ele precisa ter um registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

O papel do corretor de imóveis é atender às necessidades tanto do comprador quanto do vendedor durante toda a negociação, fazendo o processo ser vantajoso para ambos os lados.

“Mas o que precisa para ser um corretor de imóveis”? No Brasil, existem cursos técnicos e profissionalizantes ligados ao mercado imobiliário, que ajudam na colocação desse profissional no mercado.

Porém, vale lembrar que ele precisa também estar atento às novas tendências para atuar como consultor. Dessa forma, ele conseguirá avaliar os imóveis e a economia, para compreender fatores como composição de preços, financiamento imobiliário e direito, entendendo os trâmites legais de uma compra e venda.

o que faz um corretor

Como avaliar um bom corretor?

Agora que já sabe um pouco mais sobre o que faz um corretor de imóveis, você conhece as características que indicam um bom profissional? Para te ajudar a identificar um consultor que atenda às suas expectativas, veja a seguir algumas dicas.

  • Verifique se o profissional está registrado no CRECI da sua região, solicitando sua carteira de registro;
  • Busque referências e seu histórico como corretor,
  • Procure e tente contratar um corretor de imóveis que seja compatível com seu perfil.

O corretor precisa saber mediar e buscar acordos favoráveis a ambas as partes

Em geral, quando está interessado em comprar um imóvel, você prefere gastar o mínimo possível, e o vendedor, embolsar o máximo possível. Com essas expectativas contrárias, o que um corretor de imóveis faz é negociar os preços de maneira neutra e encontrar um meio-termo capaz de agradar a ambos.

Junto ao comprador, o corretor deve ser franco e informativo. Ele avalia a estrutura física do imóvel, seu potencial de valorização e a infraestrutura presente no bairro, por exemplo. A ideia é apresentar todos os prós e contras oferecidos pelo negócio e, se for o caso, buscar uma opção mais adequada às expectativas do comprador.

Assim, quando ambas as partes concordarem em fechar negócio, sua função passa a ser outra: a de auxiliar os clientes, providenciando documentos e assinatura de contratos.

Quais as vantagens de ter essa assessoria?

Mesmo entendendo o papel do corretor de imóveis e o que faz, devido ao custo a mais, as pessoas preferem vender ou comprar um imóvel de maneira mais informal. Para te ajudar a tomar uma decisão, separamos algumas vantagens dessa consultoria.

  • Ajuda na busca por diversas opções de casas e apartamentos com seu perfil, poupando tempo na procura;
  • Auxilia a avaliar o imóvel, verificando o estado da propriedade e as condições econômicas do vendedor, ajudando ainda na negociação dos valores da casa;
  • Amplia a segurança do negócio, isso porque a parte burocrática é uma responsabilidade do corretor.

Já tem uma casa em vista? Conte com a Melhortaxa!

Caso você já tenha pedido a ajuda de um corretor e encontrado a tão sonhada casa, que tal contar com a assessoria da Melhortaxa para encontrar os melhores contratos de financiamento? Acesse o nosso site e confira mais!