O agronegócio brasileiro desponta há muitos anos como um dos principais setores responsáveis por alavancar a economia do país, e, não à toa, os incentivos para a área crescem a cada dia. Pensando nisso, é comum que surjam dúvidas sobre as opções de empréstimo para produtor rural

Quem trabalha no campo já sabe o quão indispensável é para os produtores garantir recursos para incentivar a produção local. Mas nem sempre é fácil conseguir crédito, devido à alta competitividade e aos critérios levados em conta por cada programa governamental. 

O crédito rural é o melhor caminho para o produtor alavancar seus negócios, já que possui linhas específicas que visam modernizar os maquinários, capacitar empregados ou mesmo ampliar o escopo da produção.

Está em busca de uma boa opção de empréstimo para produtor rural e não sabe como funciona na prática? Confira o conteúdo que nós, da Melhortaxa, preparamos e esclareça suas dúvidas. 

Como funciona o crédito rural?

Assim como existem créditos específicos para pequenas empresas, também há opções voltadas para o empréstimo rural, com produtos destinados a incentivar as atividades agrícolas e pecuárias no Brasil. 

O empréstimo de produtor rural geralmente é oferecido por cooperativas de crédito locais, que levam em consideração diversos critérios para a análise de aprovação. Por isso, é importante que você compreenda em qual setor seu negócio se encaixa antes de solicitar um aporte.

Grande parte das instituições financeiras trabalham em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com outros programas governamentais que têm o intuito de injetar dinheiro na produção rural para que ela se desenvolva.

Antes de aprovar o crédito, o banco costuma avaliar a capacidade do produtor em quitar as parcelas do financiamento rural, assim como a taxa de juros que será cobrada, que geralmente é baixa, trazendo vantagens para o setor. Tanto os bancos como as cooperativas trabalham com benefícios próprios para seus clientes.

A quem é destinado o crédito rural?

Todo produtor rural, seja pessoa física ou jurídica, além de cooperativas de produção têm direito ao empréstimo. Mas é preciso se atentar às diferentes categorias, que são divididas em programas especiais:

  • Pronaf: destinado a produtores com agropecuária bruta anual de, no máximo, R$ 415 mil e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa,
  • Pronamp: destinado a produtores com renda bruta anual de, no máximo, R$ 2 milhões.

Quais são as principais linhas de crédito rural?

Como citado acima, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, também conhecido como Pronaf, é o grande protagonista dos pequenos produtores rurais. 

A iniciativa criada pelo governo federal visa fomentar todas as etapas de um negócio para os microempreendedores, fortalecendo desde a abertura da empresa até sua consolidação no campo. 

Se você está começando um negócio, deve ter em mente que é preciso se cadastrar no programa para obter mais facilidade na hora de solicitar um empréstimo para produtor rural. Aliás, o programa é dividido em três modalidades de crédito, confira as diferenças:

Crédito rural de custeio

Dentre as linhas de crédito para produtor rural, essa é uma das que mais se destacam e está relacionada ao custeio agrícola, isto é, toda a cobertura necessária para a compra de insumos, armazenamento e colheita.

Empréstimo para produtor rural

Como o próprio nome sugere, a linha é voltada para a produção rural na prática, justamente uma das partes que mais pesam no bolso do pequeno produtor iniciante. Portanto, é a opção ideal para quem está no início de sua produção e precisa de uma boa dose de incentivo para crescer.

Crédito de investimento

O crédito rural de investimento diz respeito ao crescimento físico do negócio, como a realização de reformas, compra de maquinário, obras de irrigação e drenagem no solo, etc.

É o investimento voltado especificamente para o crescimento do negócio depois que ele já deu os primeiros passos, portanto, podemos dizer que se enquadra em um nível médio de aplicação do mercado. Também entram nas contas desse crédito os gastos fixos da empresa

Crédito de comercialização

Já o crédito de produtor rural de comercialização tem o objetivo de garantir a comercialização dos insumos produzidos no campo, o que significa incentivar a última etapa de produção, voltada para a venda e a distribuição de produtos. 

Entram nessa conta os gastos gerados com o armazenamento dos produtos, a precificação, o estoque e a distribuição para terceiros que se interessam em comprar os insumos. É o passo final da cadeia de produção agropecuária e agrícola.

Como solicitar um empréstimo rural?

Mas, afinal, como solicitar um crédito para produtor rural? O financiamento pode ser feito diretamente com o banco, que enviará a proposta para o BNDES após feita a análise de crédito e aprovação. A liberação é feita por meio da própria instituição ou por cooperativas parceiras.

Entre as exigências para a tomada do empréstimo, está a de que você não pode ter restrição de crédito em seu nome, além da necessidade de apresentação de um plano de negócios para deixar claro à instituição quais são as motivações para o financiamento.

Em busca de um empréstimo? Conte com a Melhortaxa

Uma alternativa ao empréstimo para produtor rural é solicitar uma linha de crédito tradicional para injetar dinheiro no seu negócio, sem utilizar os programas específicos do setor. Dessa forma, o procedimento de solicitação passa a ser da mesma forma que o dos demais empréstimos comuns.

O empréstimo com garantia de imóvel da Melhortaxa é uma opção mais viável para o setor agropecuário, já que não possui burocracia como os outros créditos agrícolas. Faça uma simulação e compare as taxas agora mesmo!