O investimento no mercado imobiliário já é conhecido e bem tradicional entre quem recorre a esta prática usualmente. Porém, com o aumento das opções de aplicações, também é possível investir por meio da cédula de crédito imobiliário (CCI).

Acompanhe o conteúdo que trouxemos para você para descobrir a cédula de crédito imobiliário conceito, como funciona e demais informações sobre a CCI.

Como funciona a CCI

Para entender o que é cédula de crédito imobiliário, primeiro, pense que ela é um título de crédito proveniente de créditos imobiliários a receber, referentes a uma transação de compra e venda de imóveis ou contratos de locação imobiliária.

Para ficar mais claro, veja um exemplo prático: uma pessoa fez a solicitação de um financiamento imobiliário a uma determinada instituição financeira cujo valor será pago em 100 prestações. A operação gerou um devedor — o tomador do crédito — e um credor — o banco que concedeu o montante.

A instituição vende esse título, e a comercialização ocorre por meio da CCI. O banco repassa o direito de receber o pagamento das prestações a um terceiro, que lucra por meio dos juros.

A emissão da CCI pode ser escritural ou cartorial. No modo escritural, ela será emitida como escritura pública ou instrumento particular de responsabilidade da instituição financeira. Já na maneira cartorial, deve constar a cédula de crédito imobiliário no registro de imóveis, onde será averbada junto à matrícula.

O retorno do investimento

Como em outros tipos de investimento, a cédula de crédito imobiliário pode ter remuneração tanto pré quanto pós-fixada. A CCI é considerada segura e simples de negociar, enquanto as taxas de rendimentos mensais variam de acordo com o valor do crédito imobiliário originário.

Essa ação é lucrativa para as instituições financeiras porque ocorre o adiantamento dos recebíveis, que estavam previstos para o futuro. Porém, uma característica importante a ser considerada é que não existe garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Outro ponto é que, no caso de financiamentos concedidos por meio da alienação fiduciária, o investidor garante os direitos sobre a transferência das garantias, ou seja, quem adquirir uma CCI se torna o beneficiário da alienação estabelecida em contrato em caso de inadimplência do devedor.

cédula de crédito imobiliário

Existe uma legislação que regulamenta a cédula de crédito imobiliário no mercado, assim como a lei é tradicionalmente aplicada em outros tipos de investimentos no Brasil.

A emissão da cédula se dá mesmo sem a concordância do devedor, e isso está previsto no mercado da cédula de crédito imobiliário, Lei 10.931, de 2 de agosto de 2004.

Formas de remuneração da CCI

Se você está interessado em investir na cédula de crédito imobiliário, precisa entender de que maneira ocorre a remuneração nessa modalidade de investimento. São duas formas: a pré e a pós-fixada.

  • Pré-fixada: apresenta as taxas de juros determinadas de maneira prévia. Isso significa que, quando você adquire uma cédula de crédito imobiliário, terá ciência da taxa a ser paga pelo devedor;
  • Pós-fixada: as taxas de juros tendem a mudar com o passar do tempo, causando variação no valor a ser pago pelo tomador de crédito.

Vantagens da CCI

Essa é uma boa opção de crédito para quem está em busca de um investimento. Por ter uma variação que segue o crédito original, existe tranquilidade junto às variações e às oscilações do mercado financeiro.

Também saiba que, para cédula de crédito imobiliário, cancelamento ocorre por meio da cessão de direitos, ou seja, você transfere o direito de posse a outra pessoa.

Agora que você sabe sobre cédula de crédito imobiliário o que é, tenha em mente que o valor inicial para se tornar investidor pode ser menor comparado a outros tipos de investimento — e vai te trazer retorno por um período determinado. Veja as vantagens abaixo. 

  • Negociação simples e rápida;
  • Taxa de juros varia conforme o crédito imobiliário;
  • Boa maneira de começar a investir no setor imobiliário.

Está buscando o melhor financiamento? Conte com a Melhortaxa!

A nossa assessoria gratuita e digital vai te ajudar a encontrar as melhores opções de crédito, encaixando-se ao seu perfil e ao seu orçamento. Acesse a plataforma da Melhortaxa e informe os dados de sua solicitação.

O retorno é rápido e personalizado: você avalia as soluções e decide por aquela com a qual mais se identifica. Assim, você obtém mais agilidade e segurança na compra de sua casa nova!