Se você está em busca de um empréstimo ou financiamento, muito provavelmente já se deparou com algumas exigências por parte das instituições financeiras. O comprovante de renda é um dos documentos mais exigidos não só nesses momentos, mas para cadastros em crediários e outras situações do dia a dia.
Esse tipo de documento é obrigatório para todas as operações monetárias de crédito no país. Afinal, é por meio dele que se comprova às instituições que você é capaz de quitar as parcelas da contratação de crédito solicitada.
Por isso, se você está pensando em contratar uma linha de crédito, saiba que o documento será necessário durante as etapas iniciais de análise e aprovação. Mas afinal, você sabe exatamente o que é comprovante de renda? Confira todos os detalhes a seguir!
Para que serve o comprovante de renda?
Como o próprio nome sugere, o comprovante de renda é todo documento que, por finalidade, pode comprovar a uma instituição suas movimentações financeiras. É a partir dessa declaração que um banco, por exemplo, consegue estabelecer o limite de crédito a ser aprovado para uma transação.
A comprovação de renda permite à instituição definir quais são os serviços mais adequados de acordo com o orçamento do solicitante. Além de comprovar que é capaz de bancar o crédito, você deve demonstrar que está em dia com as contas e mantém um controle adequado sobre as próprias finanças.
Os documentos utilizados como comprovante de renda familiar são solicitados em diferentes situações. Além da abertura de crediário em lojas de departamento, por exemplo, as principais finalidades são:
Aumentar o limite de crédito
Para além da solicitação de crédito, o comprovante de renda é um importante aliado na hora de aumentar o limite do cartão de crédito. Afinal, é por meio dos extratos de movimentação que a empresa responsável avaliará se é possível ou não ampliar as operações do cartão.
Vale lembrar que a apresentação de um comprovante é apenas uma das etapas que contribuem para o aumento do limite do cartão. É preciso, ainda, manter as contas em dia e, consequentemente, um bom score de crédito.
Contratar financiamentos e empréstimos
Como dito anteriormente, a contratação de uma linha de crédito passa, obrigatoriamente, pela comprovação de renda do solicitante. Isso vale tanto para empréstimos e financiamentos como para outras alternativas (consórcios, por exemplo).
Caso a contratação de um empréstimo ou financiamento seja feita sem uma comprovação de renda detalhada, os bancos tendem a aumentar a taxa de juros sobre as parcelas. Isso acontece porque há maior risco de inadimplência durante o contrato.
Alugar um imóvel
A comprovação de renda é solicitada em outros contextos que vão além da solicitação de crédito. Uma situação comum é na hora de alugar um imóvel. O documento, nesse caso, serve como uma garantia para o dono da propriedade.
Para as imobiliárias ou o proprietário em si, é também uma maneira de provar que você tem condições de arcar com as parcelas do aluguel. O extrato comprova que há movimentação financeira mensal condizente com o valor estabelecido em contrato.
Quais documentos servem como comprovante de renda?
Agora que você já conhece a finalidade desse documento, é importante também compreender o que serve como comprovante de renda. O comprovante não é um documento específico, e sim um extrato comprobatório. Conheça os principais que podem ser utilizados para essa função:
Extrato bancário
O extrato bancário é aceito em algumas instituições em casos de aumento no limite do cheque especial ou do cartão de crédito. Em operações de maior grau de complexidade, como um financiamento imobiliário, o extrato bancário não servirá como comprovante de renda.
Holerite
O holerite é um documento que todo profissional de carteira assinada recebe no quinto dia útil de cada mês, junto a sua remuneração. Também conhecido como contracheque, nele constam os dados oficiais sobre salário bruto e líquido, além de bônus e demais ganhos extras.
Declaração do Imposto de Renda (IR)
Na declaração de Imposto de Renda deve constar toda a renda recebida em um ano em relação ao ano anterior. Também devem constar todos os bens registrados em nome do usuário. Por isso, é a comprovação de renda mais utilizada pelas instituições.
DECORE
A Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE) é um comprovante de renda obrigatoriamente emitido pelo contador do solicitante. É uma junção de diversos documentos, como recibo do IR, aluguel e extratos bancários. Embora ainda seja utilizado, há alternativas documentais mais práticas e rápidas.
Extrato do INSS
Para alguns tipos de transações monetárias são exigidos outros documentos comprobatórios, como extratos de outros membros da família. O comprovante de rendimentos INSS é outro tipo de documento frequentemente solicitado pelas instituições para a concessão de produtos bancários.
Conte com a ajuda da Melhortaxa!
Como você pode perceber, o comprovante de renda é indispensável para as mais diversas finalidades envolvendo transações monetárias. Por isso, se está em busca de um empréstimo ou financiamento imobiliário, é importante avaliar as próprias finanças. Utilize um dos simuladores da Melhortaxa e saiba qual valor pode pagar de parcela ou em quanto tempo deseja quitar o financiamento.