Saber como funciona um consórcio é ter mais uma opção de financiamento imobiliário ou de veículo e, assim, analisar qual é a melhor escolha no momento de realizar o sonho da compra do bem.

O consórcio imobiliário é voltado para pessoas interessadas em comprar um imóvel pronto, em construção, novo ou usado. Já o consórcio de veículos é voltado para quem deseja adquirir um carro ou moto, usado ou zero.

O ponto principal do consórcio é que esse tipo de investimento é para compras a médio ou longo prazo. Isso porque pode durar anos para que o consorciado seja contemplado com uma carta de crédito.

Para entender melhor o que é consórcio: é um grupo de pessoas com interesse de adquirir um bem em específico, como uma casa nova. Porém, como ainda não possuem todo o montante disponível para dar entrada, elas passam a pagar mensalidades com o objetivo de serem contempladas em algum momento durante o contrato.

Como investir no consórcio?

Sabendo que esse tipo de financiamento é feito em grupo, é comum se perguntar como funciona um consórcio e como você pode adiantar seu sonho de comprar um imóvel ou veículo.

Para saber como fazer um consórcio, será preciso entrar em contato com uma instituição financeira. Se você já é correntista de algum banco, muito provavelmente já pode ter uma oferta com condições especiais.

Porém, caso prefira, você também pode entrar em contato com outras instituições e analisar as taxas e demais condições. Atualmente, é muito simples você ter informações prévias: é possível simular consórcio no site e aplicativo de financeiras.

Outra opção é falar com a Melhortaxa! Nossos especialistas em crédito imobiliário entram em contato com as instituições financeiras e, assim, encontram as melhores condições do mercado de acordo com o seu perfil, para que você consiga realizar o seu sonho de consumo!

O que você precisa saber sobre o consórcio

Apesar de taxas e condições variarem de banco para banco, algumas regras são gerais, como o fato de o consórcio não ter uma data fixa para a aquisição da propriedade ou veículo.

Ele pode chegar até 15 anos, dependendo dos acontecimentos nas assembleias, onde ocorre o sorteio e os lances para conseguir a carta de crédito — papel que dá o direito a obter o bem consorciado.

Nesse tipo de financiamento, você também escolhe se deseja esperar pelo sorteio ou dar um lance fixo, embutido ou livre, adiantando o recebimento da carta de crédito.

Casal assinando contrato de consórcio de imóvel.

Lance fixo

É quando você dá lances de valores já estabelecidos no contrato, que, em geral, são de 25%, 30% ou 50%.

Lance embutido

Aqui, o consumidor pode usar uma parte da carta de crédito para pagar o lance. Com isso, o valor das parcelas restantes pode sofrer uma alteração. Sendo assim, o valor que for descontado da carta de crédito será abatido mensalmente no pagamento do consórcio.

Lance livre

Esse é o tipo mais praticado no Brasil, no qual todo consorciado tem o direito de informar a administradora que quer dar um lance mensal. No entanto, é importante lembrar que isso deve ser feito antes do sorteio.

Taxas do consórcio

Vale lembrar que, para entender como funciona um consórcio imobiliário, você precisa estar atento aos custos incididos no contrato, já que essa operação tem isenção de juros. Por isso, os únicos valores cobrados, além das parcelas, serão da taxa de administração, seguro e fundo de reserva.

  • taxa administrativa: relativa aos gastos tidos pela administradora do consórcio durante a manutenção da sua carta crédito;
  • fundo de reserva: possui a função de cobrir quaisquer inadimplências surgidas ao longo do tempo;
  • seguros: garantia por morte, invalidez ou outros contratempos.

Diferença entre sorteio e lance

Mesmo entendendo como funciona um consórcio de carros e de imóveis, você sabe se é mais vantajoso fazer lances ou participar dos sorteios? Apesar de terem o mesmo objetivo, eles são usados de maneiras diferentes.

Os sorteios são a principal forma de contemplação nos consórcios, no qual, mensalmente, os consorciados — com o pagamento em dia das parcelas — concorrem ao valor correspondente à carta de crédito. Porém, você também pode fazer uma oferta de lances fixos, livres e embutidos, antecipando a contemplação.

FGTS e consórcio imobiliário

Com o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), é possível dar um lance para obter o consórcio imobiliário contemplado ou complementar seu valor e só então conseguir seu imóvel. Vale lembrar que você também pode usar esse dinheiro para amortizar a dívida.

Principais diferenças entre consórcio e financiamento

Apesar de o consórcio ser um tipo de financiamento, existem algumas diferenças básicas entre eles. A primeira delas é o valor a ser pago mensalmente em cada prestação: enquanto o primeiro possui parcelas mais acessíveis, o segundo acaba ficando mais caro por conta dos juros e amortizações.

A grande semelhança existente entre os dois tipos de crédito é a análise de crédito. Isso porque, ao ter sua carta contemplada no consórcio, a administradora irá verificar se a pessoa ou grupo possui condições suficientes para arcar com as demais prestações.

Conte com a ajuda da Melhortaxa para encontrar o melhor consórcio!

Agora que você sabe como funciona um consórcio, ficou interessado em aderir à modalidade? Não deixe de entrar em contato com os especialistas da Melhortaxa para encontrar o melhor consórcio para você!