Depois que decidiu comprar um imóvel por meio de um financiamento, você  terá de definir o prazo do pagamento da dívida, o sistema de amortização e a entrada. No caso da entrada, mesmo que o seu desejo seja não dar um tostão logo de cara, essa decisão dependerá também do agente financeiro com quem está sendo negociada a proposta de crédito, do valor do imóvel, da faixa de renda, etc. Se é melhor dar entrada ou não, também depende de muitos fatores.

Você pode encontrar uma construtora que financie o imóvel 100%, mas a sua renda pode ser fator impeditivo. No entanto, é muito raro encontrar construtoras que não peçam a entrada, se você optar em financiar diretamente com ela.

A sua renda é a variável mais forte para financiar o imóvel. Ela está entre os itens com maior potencial para estabelecer as condições do financiamento. Mas não se pode pensar somente no momento de fechar o contrato da linha de crédito; é necessário levar em conta, também, os anos seguintes, quando as parcelas serão pagas num prazo de até 30 anos.

Para baratear a dívida, o mais interessante é reduzir o tempo de pagamento das parcelas. Ao dar a entrada e optar por uma parcela mais elevada, o devedor paga menos juros e quita as obrigação com o banco mais rapidamente. Entretanto, essa opção só deve ser escolhida se ela não lhe prejudicar no futuro. Se não lhe endividar mais do que a sua capacidade financeira suporta.

Normalmente, as instituições financeiras estabelecem que o valor máximo da prestação não pode ultrapassar 25% da renda líquida mensal ou 30% do valor da sua renda bruta. Este índice é importante, pois garante que o comprador consiga fazer o financiamento de seu imóvel, sem comprometer a sua saúde financeira.

A maioria das instituições financeiras trabalha com valores de financiamento máximo que vão entre 80% e 90% do valor do imóvel. Apenas para empreendimentos do projeto Minha Casa Minha Vida é que esse valor pode chegar em 100% da obra.

Mas, pense bem antes de fechar o contrato. Pesquise prazos, taxas de juros e outros itens para fazer o financiamento que se ajuste melhor às suas condições econômicas. Um jeito de você ter mais segurança nessas contas, é recorrer à Melhortaxa, que assessora gratuitamente quem deseja chegar a uma proposta de crédito adequada ao seu perfil. A equipe da Melhortaxa é especializada no assunto e faz análises que vão muito além da simulação. Depois que você preencher o cadastro com os seus dados, os bancos e outros agentes financeiros serão consultados para você receber as melhores possibilidades de linha de crédito para o seu caso.

Não tem mais aquela necessidade de gastar sola de sapato e perder um ‘tempão’ no telefone fazendo pesquisa. Acesse a Melhortaxa, que ela fara isso por você num prazo justo e ágil.