Este será um bom ano para quem ainda não conseguiu, mas deseja comprar a casa própria. Especialistas do mercado acreditam que os preços dos imóveis devem subir bem menos em relação aos últimos anos.  A previsão é que fiquem próximos da inflação. Pesa para essa análise o fato de o  aumento do ano passado, de 13, 7%, ter sido praticamente o mesmo que o do ano anterior. Mas em 2011, a valorização dos imóveis dobrou, chegando a 26,3%.

Entre os motivos que sobressaem para explicar essa desaceleração na valorização, estão as facilidades para concessão do crédito imobiliário. Os prazos para liquidar a dívida foram estendidos e as taxas de juros ficaram menores. Obviamente que a melhoria de distribuição de renda e o crescimento da oferta também contribuíram para a desaceleração dos preços.

Alguns outros fatores favorecem a compra da casa própria através do financiamento imobiliário. A Melhortaxa, um serviço online para pesquisar créditos mais vantajosos para o comprador, levanta várias informações do mercado, faz o cruzamento e chega às propostas mais adequadas ao perfil financeiro do interessado. Ela faz isso gratuitamente; a pessoa só precisa informar quais os seus desejos e suas necessidades. Essa tarefa é executada por uma equipe de especialistas em financiamento e refinanciamento, que, inclusive, acompanha com muito critério  o movimento do mercado imobiliário.

A Melhortaxa conhece bem como se deu as subidas e descidas dos preços. Sabe que a valorização desenfreada dos imóveis, entre 2007 a 2013, ocorreu principalmente por causa da demanda reprimida do crédito. A defesa do mercado é de que esse período foi necessário porque corrigiu os valores dos imóveis, que estavam bastante defasados. Além disso, também houve melhorias da infraestrutura urbana e lançamentos de unidades de um dormitório.  Segundo o economista-chefe do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), Celso Petrucci, “esse tipo de construção custa mais caro e está localizada em bairros nobres, o que contribui para valorizar ainda mais os imóveis”.

“Fica claro que o crédito imobiliário tem influência nas oscilações de preços dos imóveis e escolher com cuidado o melhor crédito imobiliário pode significar a diferença entre fazer um bom ou um mau negócio.”, conclui Julien Desvergnes, CEO da Melhortaxa.