Periodicamente, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) reúne-se dois dias seguidos para definir o rumo da taxa de juros do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Porém, até que ponto a queda da Selic pode influenciar o momento de dar entrada em um financiamento imobiliário?
Saiba mais sobre a importância da taxa Selic, qual é a relação dela com a economia brasileira e como pode interferir em um financiamento. Acompanhe o conteúdo da Melhortaxa!
O que é Selic?
A taxa Selic é muito usada em operações interbancárias, influenciando os juros de toda a economia do país. Embora o valor dela não seja fixo, as variações ocorridas diariamente são quase imperceptíveis e dificilmente fogem da meta determinada nas reuniões do Copom.
Basicamente, quando ocorre queda da taxa Selic, a população passa a ter maior facilidade em adquirir crédito e consumir mais. Tal fator pode fazer a indústria ter dificuldade em suprir a demanda e ver-se obrigada a reajustar os preços.
Contudo, quando a Selic está em alta, tudo fica mais caro, inibindo consumos e investimentos, fazendo a economia do país desacelerar. Então, fica claro quais são as consequências da queda da Selic ou da alta dessa taxa.
Relação entre Selic e financiamento
Financiamento de imóveis e Selic andam lado a lado durante as negociações de um novo imóvel. É importante avaliar as taxas na hora de fazer o seu negócio. Para facilitar o entendimento, considere a seguinte situação.
- Uma pessoa está economizando mensalmente uma quantia em dinheiro para dar entrada em um financiamento imobiliário;
- Durante esse processo, ela faz um cadastro na Melhortaxa e verifica qual instituição possui as menores taxas do mercado;
- Nesse meio tempo, o Copom decide aumentar os índices da Selic e, em decorrência disso, elevar as taxas de juros Selic do financiamento;
- Diante disso, todo o planejamento inicial passa a ficar desatualizado. Assim, o possível comprador precisará reorganizar-se antes de comprar o bem.
Quanto maior for a Selic, maior será o custo de financiamento. Consequentemente, ocorre uma diminuição de acesso ao crédito para o mercado imobiliário. Isso porque fica mais caro investir na casa própria.
Ao mesmo tempo, em períodos de Selic elevada, uma dica é fazer investimentos em renda fixa, como o LCI (Letra de Crédito Imobiliário). Assim, você consegue obter mais rentabilidade a médio/longo prazo e junta mais dinheiro para poder financiar o imóvel.
Histórico da Selic
A queda da Selic começou a acontecer em outubro de 2016, quando o Copom decidiu mantê-la em 14%. Tal medida foi uma das primeiras a serem feitas com o objetivo de diminuir a inflação de 7,87% acumulada nos últimos 12 meses e restabelecer a economia brasileira.
Desde então, houve períodos em que a taxa se manteve ainda menor, como em 2020 — 1,90%. No ano de 2021, a Selic manteve-se baixa, em torno de 2,5%. Sendo assim, pode ser um bom momento para financiar seu imóvel. É preciso avaliar a economia do país para ter garantias.
A Melhortaxa encontra as melhores taxas para você financiar seu sonho!
Agora que você viu que a queda da Selic tem um impacto importante nas taxas de financiamento, fica mais fácil fazer o seu negócio. Use os simuladores da Melhortaxa para encontrar os menores juros e as parcelas que cabem no seu bolso.
Assim, você pode fazer um negócio que cabe no seu orçamento, sem comprometer a sua renda mensal. É muito simples usar a ferramenta. Além disso, nossos consultores estão prontos para ajudar você!