Quando um débito torna-se um problema na nossa vida, e não vemos mais possibilidades para lidar com ele, você sabe o que fazer? Existe uma alternativa no mercado que pode ajudar a resolver esta questão: a compra de dívidas ou a portabilidade de crédito.
Para resumir, quando um banco compra uma dívida, ele assume o débito que uma pessoa tem com outra instituição, reduzindo o valor das parcelas e das taxas de juros. Este processo de transferência é realizado desde que haja vantagens para o cliente.
Entenda o processo
Se esta é a oportunidade que você estava esperando para pagar um débito antigo, seja ele um empréstimo pessoal ou um financiamento, saber quais bancos compram dívidas pode te ajudar.
Esta prática é regulamentada pelo Banco Central e determina que as instituições nacionais aceitem a transação, inclusive, a Caixa compra dívida de outro banco. Sendo assim, o processo de portabilidade de crédito é realizado quando for de interesse do cliente melhorar as condições.
O conceito de portabilidade de crédito, ou compra de dívida, é passar a pagar menos em uma despesa que você venha a ter. Trocando de instituição, você pode conseguir taxas menores e mais atrativas para liquidar o saldo devedor, ficando em dia com sua vida financeira.
A portabilidade surgiu para gerar uma competição entre os bancos, oferecendo cada vez mais possibilidades para os clientes, que acabam com várias opções para avaliar, melhores taxas de juros e propostas. Comprar dívida de banco é um caminho para quem busca por soluções e quer se ver livre da inadimplência.
Saiba por onde começar
Para saber como funciona a compra de dívida, esta prática se dá da seguinte maneira: a pessoa endividada avisa o banco atual que vai migrar o débito para outra instituição, solicitando um boleto com o saldo devedor que será pago pela empresa substituta.
Com o novo banco, o indivíduo vai fazer outro contrato, o que vai gerar novas condições, podendo reduzir o valor das parcelas e das taxas de juros, efetivando, assim, a compra de dívidas.
Veja o passo a passo
Antes de agir por impulso e procurar o primeiro banco para iniciar o processo de compra de dívidas, saiba quais são os passos importantes que você precisa dar para concluir sua transação de forma tranquila.
Saiba exatamente o valor do débito
Antes de mais nada, atualize-se sobre seu saldo devedor para, então, começar as negociações com as outras instituições financeiras. Seu banco não pode impedir que você tenha conhecimento dos dados de seu contrato.
Tenha um planejamento financeiro bem definido
Saiba o valor exato de seu salário, rendimentos, custo de vida, gasto com as contas básicas, reserva para um fundo de emergência e quantia que sobra para o pagamento de despesas extras.
Compare as taxas
Os bancos que têm esse serviço no catálogo podem fazer uma simulação, mostrando quais seriam as condições e a taxa de juros aplicada no seu débito, além de te apresentar o CET desta transação.
Defina o banco que melhor te atende
Após comparar todos os bancos e identificar a melhor proposta para a sua solicitação, inicie o processo de transferência de débito. Converse com todas as instituições porque, por mais que seja seu direito transferir seu saldo devedor, elas não têm obrigação de assumi-lo.
Informe seu banco atual
Entre em contato com o banco no qual você tem a dívida e informe que vai dar início ao processo de portabilidade. Peça informações, como número do seu contrato, saldo devedor, demonstrativo da evolução do débito, taxa de juros anual, valor das prestações (dividido por principal e encargos), prazo total e restante, além de vencimento do financiamento ou do empréstimo.
Assim que tudo for acertado, a portabilidade é concluída, e você inicia um novo processo. No entanto, não dá para garantir o pagamento de alguma taxa não prevista nesta negociação.
Caso você não tenha relacionamento com o novo banco, pode ser que exista taxa de abertura de contas ou outras quantias a serem pagas. Isso varia muito entre as instituições financeiras.
Conheça as vantagens da compra de dívidas
Na prática, o que é compra de dívida? Imagine que o devedor está iniciando um empréstimo com um novo banco. Com o dinheiro dessa operação, ele pagaria o débito antigo e passaria a quitar o atual com outras condições.
Uma vantagem desta operação é que, fazendo a portabilidade do débito, não há cobrança de novos impostos, mas, para isso, a migração não pode ultrapassar o valor original.
Outro ponto positivo é que o cliente pode solicitar a portabilidade sempre que encontrar possibilidades mais vantajosas em outros bancos, incluindo juros mais baixos e taxas mais atrativas.
Contate nossa equipe de especialistas!
Agora que falamos sobre bancos que compram dívidas e pudemos explicar os benefícios desse processo para o cliente, entre em contato com nosso time de especialistas e faça a sua portabilidade de crédito.
Continue lendo nossos conteúdos para saber mais sobre a compra de dívidas e o processo de financiamento. Acesse nossa seção de economia, finanças e afins para se manter informado!