Dentro da tendência que tem sido chamada de "uberização" da economia – em referência ao aplicativo Uber – plataformas que fazem o meio de campo entre os prestadores de serviço e clientes proliferam no mercado de reformas, manutenção e instalações domiciliares.

Entre as opções mais recentes está a Mão na Roda, cujo site foi lançado em janeiro deste ano, e o aplicativo em versão de testes está disponível para clientes convidados – a versão final, aberta a todos, chega em junho. Além de pedreiros, eletricistas e encanadores, a plataforma facilita também o contato com técnicos para a instalação de home theaters e equipamentos eletrônicos. O serviço pode ser solicitado gratuitamente. Depois que o pedido é feito via app, o cliente pode escolher entre os orçamentos de cinco profissionais cadastrados. "No momento, temos 300 prestadores ativos. Com vários orçamentos, o cliente pode conseguir uma redução de até 40% no valor previsto para serviços elétricos e reparos", diz André Serra, fundador e sócio do Mão na Roda.

Sem conhecer ninguém no ramo, o bancário Raphael Rocha, 31, recorreu ao aplicativo para encontrar quem instalasse a parte elétrica e montasse uma estante na sua casa nova na Vila Maria, zona norte de São Paulo. "Meu pai, que é pau pra toda obra, sempre fez de tudo na casa, mas também nunca me ensinou nada. Tive que usar o aplicativo para instalar o chuveiro. Escolhi o prestador de serviço mais barato. Foi muito rápido, no dia seguinte o eletricista já estava na minha casa", diz.

No Brasil desde 2011, o Habitissimo tem 87 mil empresas e profissionais cadastrados. Cerca de 1,2 milhão de pedidos de reforma e construção foram atendidos pelo app criado na Espanha e presente em oito países da Europa e da América Latina. As requisições são feitas com base na localização do cliente e dos profissionais, que podem se inscrever livremente na plataforma. Antes de contratar, é possível ver avaliações de outros usuários e fotos de projetos prontos. "O Habitissimo só permite comparar os orçamentos e escolher o mais competitivo. Proporcionamos toda a informação para facilitar a escolha do profissional da mesma forma que o TripAdvisor faz no setor de hotelaria", conta a porta-voz Ingrid Irles.

Escolher apenas com base no preço pode ser arriscado quando os serviços são maiores e mais complexos, explica a consultora Fabiana Dias, diretora do site 100pepinos, com dicas de reformas. "Você pode pedir uma instalação de ar-condicionado, mas acabar com um profissional que só quebra a parede e não sabe nada de elétrica e hidráulica, seja porque você não conhecia o perfil do prestador ou porque não soube detalhar o pedido", diz.

A subjetividade nas avaliações também pode causar surpresas indesejadas, o que tem feito as empresas apostarem em regras mais rígidas para os fornecedores. Para trabalhar com o Parafuzo, outro aplicativo de prestadores de serviço, os profissionais têm suas referências checadas e passam por treinamento presencial sobre como atender o cliente. "Fazer uma curadoria foi a forma que encontramos para aumentar a qualidade dos serviços", afirma Eduardo Campos, CEO do aplicativo. 

Mais do que facilitar o contato entre consumidor e prestador de serviço, alguns aplicativos agora investem em um controle mais rigoroso do processo. Um exemplo é o 123 Reformei, antigo Bougue, que mudou a identidade e a estratégia de trabalho. "Antes, o usuário podia escolher com base no custo. Mas nos quase dois anos que fizemos isso descobrimos diversos vícios de mercado que dificultavam a satisfação do usuário", afirma Fernando Canuto, CEO da empresa. 

Como exemplo de problemas, o empresário cita atrasos nas obras, falta de organização, desperdício de materiais e falta de familiaridade com o uso de tecnologias digitais por parte dos empreiteiros. "Hoje, nós montamos o orçamento com o auxílio de arquitetos pela internet, um serviço que poucos têm dinheiro para pagar. Além disso, oferecemos um aplicativo para manter a obra dento do cronograma." Se a obra atrasar ou algo é danificado, o profissional é obrigado a pagar multa para o contratante.

"Economizei 30% no custo do arquiteto e a obra está dentro do prazo", afirma o engenheiro Marco Crespo, 31, que contou com a plataforma para reformar o seu apartamento inteiro no bairro do Brooklin, zona sul de São Paulo.

Seleção virtual – O que saber antes de contratar pelos aplicativos de reforma:

Quem é quem: Alguns aplicativos fazem processos seletivos antes de cadastrar os profissionais. Verifique se esse é o caso do seu app e quais as referências do prestador de serviço.

Preto no branco: Na hora de fazer o pedido do serviço, descreva bem o ambiente e informe com detalhes o que você quer e como quer. Isso pode evitar surpresas indesejadas.

Reforma segura: Cheque se o aplicativo oferece ressarcimento em caso de possíveis danos à casa. Há plataformas que também dão indenização se houver algum atraso na reforma.

Par perfeito: Escolher o prestador de serviço com base no preço pode não funcionar. É mais importante que o profissional tenha as habilidades necessárias e seja organizado.

 

Fonte: Folha de S.Paulo