Se você tem um dinheiro guardado, mas não sabe como aproveitá-lo, que tal fazer a antecipação de parcelas? Essa é uma forma de diminuir o prazo de pagamento da sua linha de crédito, além de aproveitar outros benefícios, como a redução das taxas de juros.

Caso essa operação tenha chamado a atenção, não deixe de conferir o conteúdo a seguir. Aqui, iremos te explicar o que é e como calcular a antecipação de parcelas. Veja!

O que é antecipação de parcelas?

Na prática, antecipar parcelas financiamento significa pagar uma parte ou o valor total da operação de crédito contratado. Assim, caso o seu saldo devedor seja de R$ 10 mil, e você quite R$ 5 mil, estará liquidando o total antes do prazo de vencimento.

Dessa forma, ao diminuir o saldo devedor do seu contrato, você consegue aproveitar a redução de uma parte dos juros incididos na linha de crédito, sendo ainda mais vantajoso. Isso porque, geralmente, as taxas de juros fazem com que o valor cresça.

Agora, se ficou interessado em fazer a antecipação de parcelas, saiba que há duas maneiras para isso: pagando com o dinheiro depositado na poupança ou realizando a portabilidade de dívidas.

Como funciona a antecipação de parcelas?

Para fazer a antecipação de parcelas de financiamento ou empréstimo, o passo inicial é entrar em contato com a instituição credora, informar a sua intenção de quitar parte do saldo e solicitar um novo boleto. 

Porém, antes de pedir para antecipar parcelas, veja se essa operação vai afetar as suas finanças. Além disso, vale avaliar o montante que já foi pago, as taxas de juros incidentes e o que será descontado com o adiantamento do saldo devedor.

Não esqueça que você não poderá ser cobrado por nenhuma taxa adicional sobre o pagamento antecipado. Inclusive, no Código de Defesa do Consumidor, está especificado que deve haver descontos quando há a antecipação de parcelas, como forma de incentivar esse tipo de ação.

Vale a pena fazer a quitação antecipada?

De forma geral, vale a pena antecipar parcelas financiamento veículos somente quando você tem dinheiro suficiente para lidar com esse pagamento, sem comprometer a sua renda mensal.

Isso quer dizer que, para quem conseguiu guardar algum dinheiro por meio de um bom planejamento financeiro, antecipar as parcelas da linha de crédito é uma excelente estratégia, algo que promete trazer mais tranquilidade em relação aos compromissos futuros.

Cálculo do desconto

Se você ainda não está convencido sobre as vantagens da antecipação de parcelas, fique atento ao modo com que o desconto é calculado na hora do pagamento das prestações. Para isso, primeiro, você deve considerar a Taxa Média da Selic (TMS) no ato da contratação do empréstimo e no momento em que pretende antecipar o pagamento.

Basicamente, você deve pôr os dois valores da TMS no papel e somá-los. Assim, o resultado que der será a taxa que representa quanto será descontado depois do pagamento do saldo devedor.

Dessa forma, é possível concluir que, quando a taxa Selic atual está alta no momento da contratação, o desconto para quitar o montante da dívida será maior. Porém, se você não quiser fazer essa conta para saber se antecipar parcelas financiamento tem desconto vantajoso, use algumas ferramentas on-line

Para simular a antecipação de parcelas usando uma calculadora virtual, por exemplo, é só inserir os dados contratuais de seu empréstimo, como data de assinatura do contrato, dia do vencimento, dia da última prestação, valor da prestação e taxas de juros contratada.

Conte com a Melhortaxa na hora do financiamento

A Melhortaxa é uma empresa especializada em ajudar os brasileiros a encontrarem melhores condições de contrato de crédito imobiliário. Assim, ao analisar os seus dados, nossos especialistas procuram por taxas de juros que se enquadram melhor a sua realidade.

Inclusive, em nossa plataforma, além de poder usufruir de nossos produtos e serviços, você pode se manter bem informado sobre diversos assuntos do mercado financeiro e imobiliário. Para isso, acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades!