O sonho da casa própria é comum entre os brasileiros, afinal, ninguém quer pagar aluguel o resto da vida. No mercado, existem algumas Instituições bancárias que facilitam o financiamento. Entenda como funciona o financiamento da Caixa.

Pegue a caneta e anote as dicas que separamos para que você consiga compreender mais sobre o financiamento imobiliário

O que é crédito imobiliário?

O programa de crédito imobiliário que a Caixa oferece, não serve apenas para financiar imóveis, caso você tenha algum terreno e queira construir, ou realizar uma reforma, por exemplo, o crédito também é liberado.

É realizada uma análise de crédito para avaliar o perfil do comprador, que deve atender algumas condições específicas para a liberação. São elas: 

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado (se estrangeiro, possuir visto permanente no País);
  • Cadastro sem restrições (caso tenha nome sujo, entenda como solicitar um empréstimo pagando menos);
  • Capacidade financeira para pagamento da parcela mensal;
  • Ter a idade superior a 18 anos ou ser emancipado com 16 anos completos,

Documentação necessária 

Encaixa nas condições específicas? O próximo passo é a relação de documentos para a análise e futura aprovação de crédito. 

O processo é burocrático e leva tempo. Para agilizar a vida do comprador, a Melhortaxa tem consultores capacitados para levantar a documentação necessária, basta apresentar os documentos simples, sendo eles: 

  • RG;
  • CPF;
  • comprovante de renda e de residência;
  • certidão de nascimento,
  • certidão de casamento (se aplicável). 

Simulador de financiamento 

Para saber quais são as melhores condições de crédito para você, a Caixa um simulador em seu site. Será necessário preencher os campos obrigatórios e, ao finalizar, é apresentado a melhor opção que cabe no seu bolso.

Quer comparar a taxa de financiamento da Caixa com outros bancos? Temos um simulador que facilita o entendimento na hora de financiar o imóvel próprio e compara com outros bancos, para que você não tenha que fazer o processo diversas vezes.    

Como é feito o cálculo? 

A linha de crédito para financiamento pela Caixa é através do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). O tempo máximo para pagamento são de 35 anos e o valor financiado é de até  70% para imóveis usados e 80% para os novos.

A Caixa, nesse ano, reduziu a taxa de juros do SHF de 8,75% + TR para 8,5% + TR, para os clientes que já possuem uma relação com a instituição. Para os demais, a taxa foi reduzida de 11% para 9,75%.

Posso usar o FGTS?

Caso possua três ou mais anos de trabalho, corridos ou não, sob o regime do FGTS, você pode utilizá-lo como entrada para o financiamento. Além do tempo de permanência, é necessário não possuir outro financiamento ativo nem ser proprietário de outro imóvel na mesma região. 
 
Algumas exigências em relação ao imóvel também são necessárias, seguem: 

  • Ser residencial urbano;
  • Possuir registro no Cartório de Registro de Imóveis competente; 
  • Nos últimos três anos, não pode ter sido negociado com uso do FGTS em sua aquisição ou construção; 
  • O valor do imóvel deve ser enquadrado nas normas do SFH,
  • A sua localização deve ser no mesmo município onde o contratante exerça sua ocupação principal (mínimo de um ano), incluindo os municípios próximos ou de outros da mesma Região Metropolitana.

Entrega das chaves 

Já está tudo encaminhado, a documentação foi entregue e o crédito imobiliário foi aprovado. Agora, o que falta ser feito é bater o contrato, colher as assinaturas e, por fim, providenciar o registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis.

Com as dicas da Melhortaxa, o financiamento da casa própria se torna mais fácil e simples. Caso tenha alguma dúvida em relação ao assunto, entre em contato conosco, e converse com um dos nossos agentes.