Estabelecer bons hábitos de consumo é um desafio para muita gente, em especial para quem já tem pendências e não consegue lidar com o dinheiro de maneira consciente. Os problemas financeiros são inúmeros, mas é possível, sim, evitá-los com algumas mudanças simples no dia a dia.
Se esse é um problema que aflige sua rotina, saiba que você não está sozinho. Mais de 70% dos brasileiros estão endividados no momento, um recorde para os padrões no país. Esse tipo de situação pode acarretar ainda mais consequências caso não haja controle dos gastos.
Procurando maneiras de sanar suas dívidas ou gastos por impulso? Então, um planejamento financeiro deve ser o primeiro passo. A Melhortaxa te ajuda a mapear e resolver os problemas com dicas simples. Confira a seguir!
Inadimplência e/ou “nome sujo”
A inadimplência tem se tornado um problema cada vez mais comum para os brasileiros. Como dito no começo deste texto, o percentual de famílias endividadas bateu recordes no Brasil em 2021, e a falta de educação financeira pode ser um dos principais fatores que levam a esse padrão.
Contrair dívidas sem ter condições de bancá-las é um agravante que traz inúmeras consequências não só para o bolso, mas também para a saúde física e mental dos devedores. É bem verdade que muitas famílias não têm escolha quanto a diminuir custos, mas boa parte das inadimplências podem ser evitadas antes mesmo de serem feitas.
O que fazer?
Se você já se encontra com “nome sujo”, a melhor alternativa é entrar em contato com a empresa credora para negociar a quitação das dívidas. Dependendo da situação, os bancos podem oferecer descontos de até 70%. Já a criação de uma reserva de emergência é a solução para gastos urgentes e imprevistos.
Uso inconsequente do cartão de crédito
Na lista de problemas financeiros que os brasileiros enfrentam, o gasto incontrolável do cartão de crédito é, sem dúvidas, um dos principais. Isso porque muita gente não entende a funcionalidade básica da ferramenta e acaba caindo numa ilusão de poder de compra irreal.
A falta de autocontrole pode levar muitas pessoas a utilizar o limite do crédito e depois não conseguir pagar as faturas, gerando uma dívida altíssima por conta dos juros agressivos do cartão. No entanto, se utilizado com parcimônia, o cartão pode ser até mesmo um aliado para as finanças.
O que fazer?
Para fugir das tentações a curto prazo, a dica que damos é que você pause a utilização de cartão, até que as dívidas sejam sanadas. Depois disso, é importante fazer uma melhor gestão financeira e controlar os gastos para não acumular dívidas. Reserve o cartão de crédito apenas para compras maiores e essenciais.
Hábitos de consumo incompatíveis
Saber lidar com o próprio dinheiro é um exercício diário de autocontrole e compreensão da realidade. Isso significa administrar a vida financeira de acordo com o que ganha. Se as suas dívidas estão cada vez maiores, é porque há um desencontro entre o que entra e o que sai do orçamento.
Esse tipo de comportamento é nocivo porque acontece gradualmente, em gastos pequenos e repetitivos. Se você sente necessidade de manter o padrão de vida que está levando no momento, é hora de descer um degrau. Mas, afinal, como evitar gastos desnecessários?
O que fazer?
Existem diversas ferramentas úteis para aplicar no dia a dia e controlar melhor os gastos, dividindo as despesas em fixas e variáveis. A Regra 50-30-20 é uma ótima alternativa para você visualizar suas finanças e controlá-las sem abrir mão do lazer, por exemplo.
Não poupar dinheiro
Por fim, mas não menos importante, todos os problemas financeiros podem ser resumidos em má gestão do orçamento. Quando não há um controle sobre o caixa pessoal, perde-se também o controle sobre os gastos, até que uma bola de neve é criada e as dívidas se tornam incontroláveis.
Muitos brasileiros acreditam que se ganham X, devem gastar X. Assim, o montante mensal que entra na conta se dilui facilmente e acaba não sobrando nada para um caixa reserva. Esse é um dos hábitos mais nocivos em relação ao dinheiro, e a solução pode ser mais simples do que parece.
O que fazer?
Novamente, o planejamento financeiro pessoal é a solução para evitar consequências maiores no orçamento a longo prazo. A criação de uma reserva para imprevistos auxiliará em momentos de urgência, fazendo com que você não precise apelar para empréstimos ou crediários com juros altos.
Saiba como poupar com a ajuda da Melhortaxa
Agora que você já conhece os principais problemas financeiros, além das medidas eficazes para lidar com eles, que tal acompanhar outras dicas valiosas para cuidar das suas finanças? A educação financeira é a melhor ferramenta para controlar gastos, economizar e até mesmo investir.
O blog da Melhortaxa tem diversas informações úteis para você aplicar no dia a dia e economizar. Conte com a nossa ajuda para lidar com o orçamento pessoal e para criar hábitos de consumo conscientes. Confira!