A mulher dos dias de hoje leva de casa para o mercado de trabalho a capacidade de planejar e de dar atenção aos detalhes, em tudo o que faz. Com tais qualidades, conquistou direitos e garantiu algumas posições no núcleo familiar. É ela que, em aproximadamente dois terços dos casos, influencia diretamente na decisão da compra da casa própria. Leva em conta a praticidade, a segurança e o conforto.

Na compra, a mulher valoriza minuciosamente a localização do imóvel; verifica se há centros de compra ao redor, escolas, unidades de saúde, parques, transporte, boa iluminação, área de lazer, policiamento, acessibilidade para visitas etc. Ao contrário dos homens, que se preocupam mais com o aspecto financeiro.

Os incorporadores, por sua vez, identificaram o hábito de consumo feminino e passaram a valorizar nos empreendimentos áreas de lazer para os filhos, de confraternização para a família, de beleza para uso próprio das mulheres; os espaço fitness para o bem-estar, entre outros. De certa forma, homenageiam as mulheres, oferecendo conforto ao dia a dia delas.

Essa prerrogativa é baseada pelo número elevado de mulheres no país, em relação aos homens, e pelo fato de que as mulheres decidem 70% das compras domésticas, das vestimentas dos maridos à casa própria. Segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, a população feminina ultrapassou em quatro milhões à masculina. A renda da mulher também cresceu, em 83%, enquanto que a dos homens cresceu 45%. Entre 2000 e 2010, as mulheres responsáveis pela família passaram de 22,2% para 37,3%. Em 2011, o índice praticamente se manteve; a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) apontou que 37,4% das famílias têm a mulher como referência.

Mesmo as mulheres que moram sozinhas compram imóveis como investimento. Buscam segurança ao adquirir a casa própria. Elas têm se familiarizado cada vez mais com o mundo dos negócios, transitando confortavelmente pelas instituições financeiras, consumindo produtos bancários na mesma proporção que os homens.   Representam mais de 40% dos correntistas de grande parte dos bancos; hoje, 51% dos cartões de crédito estão em nome de mulheres.

A cada ano, o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, merece ser comemorado ainda mais. As conquistas das mulheres já foram muitas, favorecendo uma vida intensa no trabalho e em casa ao lado da família. A Melhortaxa, serviço que ajuda na conquista da casa própria, com a contratação do financiamento mais adequado ao perfil do comprador, reconhece a importância da figura feminina no mundo dos negócios e em todas os outros setores, que exigem percepção, talento e intuição. Portanto, a Melhortaxa deseja às mulheres sucesso, hoje e sempre!