O sistema de amortização é o caminho adotado para quitar dívidas assumidas por meio de empréstimo e financiamentos. As opções mais conhecidas no mercado financeiro são: o SAC (Sistema de Amortização Constante) e a tabela price.

A tabela price garante que você pague a sua dívida em parcelas iguais, do início ao fim do prazo de vencimento determinado em contrato, mesmo que o valor mude no meio desse período. Confira abaixo algumas informações sobre esse método de amortização.

Como funciona a tabela price?

No sistema de amortização price, as primeiras parcelas são compostas, quase que completamente por juros. No decorrer do tempo, os valores das prestações terão taxas menores e os valores de amortização serão maiores, mantendo o preço de cada parcela inalterado.

Esse é um sistema que está presente na maioria das compras parceladas durante todo o período em que o contrato está vigente. 

Entenda o saldo devedor

Independentemente de qual for a escolha de sistema de amortização de dívida, o valor que estiver pendente para pagamento será chamado de saldo devedor. Ou seja, a quantia que o cliente deve à instituição financeira.

É normal que, ao decorrer do período do financiamento, o saldo sofra alterações, seja pelas mudanças do mercado financeiro ou pelo pagamento das parcelas. Porém, com a tabela price, essas oscilações e a inflação não alteram o valor — uma das principais vantagens do sistema.

Tabela price com carência

Ao realizar o cálculo das prestações de um financiamento ou empréstimo pelo sistema price, pode existir algum tempo de carência — período mínimo para que o pagamento comece. 

Na tabela com carência, há dois tipos que devem ser levadas em consideração. Confira quais são eles:

  • Na carência para prestações, os juros continuam a ser incididos mesmo no período de carência,
  • Já na carência para prestações e juros, o saldo devedor fica acumulando no período sem pagamentos. É utilizado o último saldo devedor antes do fim da carência para calcular as parcelas por meio da fórmula PMT. 

A fórmula PMT é usada para encontrar o valor das prestações sem juros, utilizando variáveis como o valor da taxa incidida (i),o período ou número de parcelas (n), além do valor financiado sem juros, conhecido como vale presente (VP). Veja a fórmula:

PMT= PV x (1 + i)n x i(1 + i)n- 1.

Quando usar?

Como uma forma de pagar dívidas sem que as oscilações do mercado interfiram nas prestações, a amortização price é uma alternativa popular entre as pessoas que querem financiar seus imóveis por prazos menores. Veja alguns exemplos em que ela geralmente é aplicada.

  • Bens de consumo;
  • Financiamentos e crediários;
  • Veículos,
  • Outros cenários em que o financiamento a curto prazo é viável.

Diferenças entre tabela price e SAC

Como você viu acima, ao assumir uma dívida por meio de um financiamento, existem duas opções mais conhecidas para poder quitar o seu saldo com a instituição financeira o SAC ou a tabela price.

O SAC ao contrário da tabela price, não possui um valor fixo de prestações. A incidência de juros vai caindo, enquanto que o preço da amortização permanece o mesmo durante o período de vigência do contrato.

A tabela price tem a amortização mais lenta e valores mais altos em financiamentos a longo prazo, enquanto que a tabela SAC, por ser considerada mais agressiva, no começo apresentará valores altos, mas no final as parcelas serão mais baratas que as primeiras. 

Em resumo, na amortização com o SAC, os valores das parcelas diminuem, já que há uma crescente diminuição dos juros e a tabela price permanece com as prestações fixas durante todo o processo.

Pensando em financiar? Procure os especialistas da Melhortaxa!

Quer saber qual o melhor sistema de amortização para você? A Melhortaxa conta com uma equipe de especialistas para te assessorar na sua escolha. Contamos com atendimento personalizado, rápido e seguro. Acesse o site e converse conosco!