Se você deseja fazer um financiamento, abrir conta em algum banco, alugar ou comprar uma casa, trocar de carro, contratar consórcios ou conseguir a aprovação de limite no cartão de crédito, é necessário apresentar algum documento que consiga comprovar renda.

Contudo, comprovar renda é um dos principais obstáculos enfrentados por algumas pessoas, como trabalhadores autônomos ou microempresários, pois como trabalham por conta própria, sua renda pode variar bastante, dependendo de seus ganhos. Saiba mais sobre comprovar renda neste conteúdo do blog da Melhortaxa.

O que é um comprovante de renda? 

Comprovante de renda é um documento que tem a capacidade de provar para um terceiro quais são os ganhos mensais, fixos ou variáveis de uma pessoa. Com esse documento, os bancos e as instituições financeiras determinam o limite de crédito a ser disponibilizado e quais tipos de serviços são mais apropriados ao seu perfil e renda.

A importância de comprovar renda é a de garantir para o banco, a empresa ou a instituição a sua capacidade de arcar com os compromissos. Nesse sentido, ao consultarem a sua renda, saberão se você terá capacidade de honrar com o empréstimo, o financiamento ou o aumento do limite de cartão de crédito, por exemplo. 

Se você está se perguntando “o que serve como comprovante de renda?”, enumeramos os principais: holerite, extrato do FGTS, extrato bancário, recibo de declaração de Imposto de Renda, pró-labore, DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) e extrato do INSS.

Como comprovar renda

Além do comprovante de renda, é importante lembrar que as instituições buscam o histórico de crédito da pessoa para saber se existem restrições em seu nome. Por isso, mantenha suas contas em dia e evite aborrecimentos. Agora, saiba como comprovar renda para quem não possui carteira assinada:

Profissionais liberais e autônomos

No caso de autônomos e profissionais liberais, como nutricionistas, psicólogos, advogados, professores particulares, pode ser necessário apresentar cópia dos contratos de prestação de serviços listando os valores recebidos.

É importante, também, a apresentação da declaração do Imposto de Renda e, em alguns casos, deverá ser criada a DECORE. O Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA) ou as notas fiscais emitidas servem também como comprovante de renda autônomo.

Percepção de renda

Quem possui renda proveniente de aplicações financeiras, aluguéis de imóveis ou dividendos de empresas pode apresentar o recibo do Imposto de Renda junto ao contrato de locação ou arrendamento. Em alguns casos, poderá ser feita a DECORE. 

Recebedores de pensão alimentícia

Quem recebe pensão ou ajuda de terceiros pode apresentar sentença judicial com a especificação do valor que recebe. Caso não haja processo judicial, deve-se apresentar declaração, identificando a natureza da ajuda e o valor fornecido, assinada pela pessoa que a fornece junto à cópia de documento com foto.

MEI e outros tipos de empresários

As declarações de rendimentos anuais das pessoas jurídicas, como é o caso do Imposto de Renda, servem como documento de comprovação de renda. Para o MEI, a apresentação da Declaração Anual do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI) é o indicado. Na DASN-SIMEI consta a receita bruta anual do empreendedor.

A Melhortaxa traz as melhores ofertas do mercado imobiliário

Agora que você já sabe como fazer um comprovante de renda e sonha em fazer o financiamento da casa própria, conte com a ajuda da assessoria dos profissionais da Melhortaxa!

Eles trabalham para oferecer as melhores taxas de juros do mercado para você, com base no seu perfil investidor. Entre no site da Melhortaxa, preencha o formulário e usufrua de nossos serviços!