Ao planejar a compra de uma casa ou apartamento, se informar é necessário para fazer a transação de forma segura e assertiva. Avaliar a situação do imóvel ou propriedade desejada é essencial nesse processo, por isso solicitar a certidão trintenária do bem pode ajudar o comprador a fazer essa análise.
Com essa certidão é possível preparar o comprador para a transação, alertando-o caso haja dívidas ou ônus que recaiam sobre o bem, assim como lhe informando acerca das demais transações que envolvam a propriedade. Saiba mais sobre o que é certidão trintenária no blog da Melhortaxa.
O que é a certidão trintenária?
A certidão trintenária é um documento que fornece um panorama de todas as transações ocorridas nos últimos 30 anos de um imóvel. Por meio dela, é possível descobrir as obras e reformas, assim como quais foram as transações financeiras que afetaram o bem, como financiamentos e hipotecas.
Por meio da certidão trintenária de imóveis reúnem-se todas as informações da propriedade, independentemente se elas foram registradas no antigo ou atual número de matrícula ou transcrição do imóvel.
Nela constam informações como todas as vezes que o bem foi comprado e vendido, se ele está envolvido em penhoras judiciais, hipotecas e inventários, ou se está judicialmente bloqueado, e, portanto, indisponível.
Pode-se descobrir também se aquela propriedade é ou será utilizada para usufruto, se houve e quantas foram as obras e reformas realizadas — assim como se elas foram aprovadas pela prefeitura —, a data desses acontecimentos e demais informações.
O que mais posso descobrir com a certidão trintenária?
Apesar de possuir um funcionamento muito semelhante ao da certidão vintenária — que cobre um período de 20 anos — a certidão trintenária permite que, mesmo com apenas 10 anos de acréscimo no período elencado, mais detalhes sejam obtidos.
As reformas e obras que tenham sido feitas durante os 10 anos extras cobertos pela certidão trintenária podem ter utilizado materiais que hoje são considerados perigosos, como amianto, por exemplo.
Ainda que esse tipo de certidão de imóvel não especifique nenhum dos materiais utilizados nas obras, é possível saber em qual período ou ano essas mudanças aconteceram, isso sinaliza ao comprador se será necessário checar as estruturas.
Como solicitar essa certidão?
Para solicitar a certidão trintenária basta procurar o cartório de registro de imóveis responsável pelo número de transcrição ou matrícula do imóvel alvo da pesquisa. Se o cartório for longe da sua residência ou trabalho é possível fazer esse processo digitalmente, pela internet.
Financiamento é com a Melhortaxa!
É natural procurar as melhores condições e taxas ao fazer um financiamento. Se você está em busca de um atendimento diferenciado e que o ajude nesse processo, saiba mais sobre os serviços da Melhortaxa!
Aqui, nós pesquisamos com instituições parceiras as taxas e os juros mais adequados para a sua realidade financeira! Converse com um de nossos especialistas e não espere mais para realizar o sonho da casa própria!