O Imposto de renda é um valor anual descontado dos rendimentos de trabalhadores ou empresas, repassado ao Governo Federal. No Brasil, o Imposto de Renda é conhecido pela sigla IR, uma abreviação do nome da alíquota.  Saiba mais informações sobre o imposto aqui, no blog da Melhortaxa!

Tipos de Imposto de Renda

O Imposto de Renda é um tributo que financia investimentos e obras públicas. Ele também é utilizado para supervisionar os rendimentos da população, evitando ações de corrupção, lavagem de dinheiro e outras práticas danosas. 

De forma geral, ele pode ser dividido em duas categorias, o IRPJ e o IRPF, cujos valores são recolhidos pela Receita Federal. Saiba mais sobre como funciona a declaração de Imposto de Renda e detalhes sobre essa alíquota. 

IRPJ

No caso das empresas brasileiras, a alíquota cobrada se chama Imposto de Renda Pessoa Jurídica e incide sobre o lucro da companhia. A forma de cobrança varia conforme a atividade desenvolvida pela empresa e o tamanho do negócio. 

IRPF

O Imposto de Renda sobre Pessoa Física (IRPF) é cobrado daqueles cujos rendimentos anuais atingem o valor mínimo preestabelecido pelo governo. Os rendimentos devem ser categorizados e reunidos em uma declaração, que é entregue para a Receita Federal. 

Se você não sabe o que é a declaração do Imposto de Renda ou sua importância, saiba que ela é o meio pelo qual a Receita pode verificar os valores gastos, rendimentos, investimentos e demais despesas feitas durante o ano.

Chamada de Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF), ela é o documento que reúne as informações contábeis do último ano, sendo fundamental para o processo. 

Não deixe para a última hora! 

Um hábito comum no país é declarar o Imposto de Renda no fim do prazo. No entanto, ao fazer a declaração apressadamente, as chances de errar são maiores. Isso pode criar inconsistências na declaração, fazendo com que o contribuinte caia na malha fina e corra o risco de pagar multas. 

Não declarar o Imposto de Renda prejudica o contribuinte, que pode ter crédito negado e contas bancárias e CPF bloqueados. Essas ações são prejudiciais e impedem que transferências de dinheiro, empréstimos e até mesmo financiamentos aconteçam. 

Imposto de Renda e o financiamento imobiliário

Agora que você já sabe o que é imposto de renda e qual a sua importância, não esqueça de manter a sua declaração em dia. Assim, você evita problemas e, caso queira realizar o sonho da sua casa própria, poderá seguir com a compra ou financiamento sem problemas! 
Se você está procurando as melhores condições para um financiamento, converse com a equipe da Melhortaxa! Aqui, nós te ajudamos a encontrar a proposta mais atrativa para você de forma simples e sem burocracias! Conheça as nossas soluções!