Após assinar o contrato de financiamento imobiliário e realizar o sonho da compra da casa própria, é necessário lidar com os trâmites legais para concretizar a compra, entre eles, os registros. Para isso, é necessário ter em mãos todos os documentos para registrar o imóvel.
Pensando em facilitar essa tarefa para você, que está no processo de compra de um imóvel, a Melhortaxa preparou um conteúdo exclusivo com a lista de todos os documentos para o registro de imóvel financiado e demais informações importantes sobre o tema.
O que é o registro do imóvel
O registro de imóveis é uma formalidade que garante os efeitos legais do dono sobre a propriedade perante a lei. Ele também torna pública toda a situação atual do imóvel, além de seu histórico de compra e vendas.
Esse documento, feito no Cartório de Registros de Imóveis, não é elaborado apenas em situações de compra e venda. Qualquer tipo de transação, como herança, implica em um novo registro do imóvel.
Mas, para fazer o registro da propriedade, é necessário alguns documentos para a transferência de imóvel, que servem tanto para comprovar a identidade do novo dono quanto para a identificação correta da propriedade.
Documentos necessários para o registro de imóvel
Ter em mãos os documentos para registrar o imóvel facilita muito a parte mais burocrática da aquisição de uma propriedade. Então, para não haver correria na hora de fazer o documento, confira quais são os exigidos:
- Escritura ou contrato de financiamento;
- RG;
- CPF;
- Certidão de casamento;
- IPTU (sem débitos);
- Matrículas atualizadas,
- Certidão vintenária.
No caso de ser um imóvel usado, é necessário, ainda, apresentar as contas de luz, água, condomínio e afins. Dependendo da situação legal da propriedade, pode acontecer de o cartório solicitar outros documentos, além dos listados acima.
Como fazer o registro do imóvel
Antes de separar os documentos para o registro de imóvel, é necessário fazer a escritura dele também no Cartório de Registro de Imóveis. Para sua emissão, é necessário apresentar apenas os documentos pessoais do novo dono e do vendedor, e uma cópia do contrato de compra e venda.
Para saber sobre a documentação necessária para a escritura de um imóvel e demais informações sobre o tema, consulte o texto que a Melhortaxa preparou sobre o tema, clicando aqui.
Com a escritura em mãos, o comprador terá que pagar o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e os demais impostos estaduais e municipais, além dos custos com os registros do cartório. A partir daí, será feita a lavratura da escritura e o registro na Matrícula de Imóveis.
Dentro de até 30 dias, o comprador terá a matrícula do imóvel devidamente atualizada. Com ela, a escritura e o pagamento dos impostos, é possível fazer o registro do imóvel e se tornar legalmente o proprietário do bem.
Quanto custa para registrar o imóvel
Após saber quais são os documentos para registrar o imóvel e qual a importância desse documento, a dúvida seguinte é com relação ao valor gasto para tê-lo: afinal, quanto custa registrar o imóvel?
Geralmente, o registro do imóvel custa 5% do valor da propriedade, porém, o estado e a cidade em que está localizado o imóvel interferem no preço do documento. Em todos os casos, o ITBI tende a ser o documento mais caro da lista, uma vez que ele tem como base o valor de venda do bem.
Conte com a ajuda da Melhortaxa
São muitos os detalhes para a regularização das documentações de uma propriedade, desde separar todos os documentos para registrar o imóvel até os demais trâmites no cartório. Com isso, que tal ter apenas essas preocupações no momento de comprar um novo lar?
Para encontrar as melhores opções de financiamento imobiliário do mercado, os profissionais da Melhortaxa usam o seu perfil como base, para que você tenha ainda mais chances de realizar o sonho da casa própria com menos gastos e dores de cabeça. Assim, você terá mais tempo para providenciar toda a documentação para transferência do imóvel novo!