Comprar um imóvel, na planta ou pronto, à vista ou financiado, exige dedicação. Algumas etapas precisam ser vencidas no decorrer do processo. Uma delas é avaliar as suas condições estruturais e legais. Mas observa-se que o comprador faz uma verificação superficial da instalação dos sistemas hidráulicos e elétricos porque, na maioria das vezes, desconhece o assunto. Entretanto, o que fica por trás das paredes é o que rege a casa. Quem vive sem água e luz?

Antes da aquisição do imóvel, faça algumas perguntas à construtora, como, por exemplo, qual é o nome e a atuação da empresa que fez a instalação – há quantos anos está no mercado e que obras já executou. É importante que ela seja credenciada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e tenha recolhido a Atribuição de Responsabilidade Técnica (ART) sobre o serviço prestado na obra.  E mais: conferir se possui Seguro de Responsabilidade Civil e conta com seguro de vida para seus colaboradores. São fatores que influenciam na idoneidade e seriedade da empresa.

Um procedimento que dá segurança, mas nem todas as empresas de instalações adotam, é o uso do selo-lacre garantindo que o sistema implantado foi testado, aprovado, comissionado e entregue em condições de uso. Por sinal, a construtora deve realizar o comissionamento para verificar a funcionalidade de todos os sistemas. Há normas que devem ser seguidas nessa avaliação; a empresa de instalação deve entregar à construtora um relatório atestando o funcionamento dos sistemas.

Tudo deve ser considerado. As peças e os materiais utilizados na obra devem ser normatizados, certificados pelo Inmetro e qualificados por associações do segmento, como acontece, por exemplo, com os tubos e as conexões de PVC. E finalmente ter certeza de que o corpo técnico é competente e composto por engenheiros especializados na área.

Isso tudo verificado e concluído positivamente, o imóvel dificilmente terá problemas com as ligações elétricas e hidráulicas no futuro. O morador deve prestar bem atenção no momento de reformar ou construir o imóvel. Antes, saiba onde ficam os canos, etc, para não furá-los ou coisa parecida. O imóvel é muito mais do que estruturas aparentes.