Há imóveis com pequenos cômodos, que geralmente não são utilizados por pessoas ou não servem como quartos, salas ou locais frequentados por pessoas. Um deles é o que se chama de varanda técnica, onde geralmente são instalados os equipamentos de ar-condicionado, por exemplo.
Mas o que é varanda técnica? Ela pode existir tanto em apartamentos quanto em casas, tem a função de abrigar maquinários específicos e geralmente não acomoda a circulação de pessoas. É diferente da varanda, que se trata de um lugar aberto onde as pessoas podem passar parte do dia.
Varanda ou área técnica?
Via de regra, o termo varanda técnica não existe na legislação de construção. Como elas passaram a ser utilizadas para fins específicos, como a varanda técnica para ar-condicionado, a expressão se tornou mais popular. Nesse local cabem os equipamentos de resfriamento de ar em um apartamento.
O termo real mesmo é área técnica, que não precisa ser necessariamente uma varanda. Pode ser um sótão, um porão ou um cômodo qualquer, usado para a instalação de equipamentos úteis para o funcionamento do imóvel, por exemplo.
Varanda e sacada existem somente em apartamento?
Não é algo exclusivo, embora ela apareça com frequência ligada a esse tipo de imóvel. Varanda de apartamento é uma área livre, que pode existir em casas também. A diferença é que, em apartamento, fica ligada a uma sala ou cozinha. Já a sacada “salta” da parede e fica geralmente sobre uma porta ou janela.
As varandas em casas aparecem geralmente na entrada das casas e podem estar junto da garagem. Já as sacadas são bastante comuns em casas de dois andares, conhecidas como sobrados, e geralmente ficam sobre a entrada principal do imóvel.
Há também as varandas gourmet, cuja diferença em relação à varanda de apartamento tradicional é o fato de ter fogões, churrasqueiras ou cooktops, nos quais é possível cozinhar. Por outro lado, o terraço fica na parte de cima da casa ou do apartamento e serve como área de convivência.
O que tem na varanda técnica?
Na grande maioria das vezes, a varanda técnica possui aparelhos de ar-condicionado. Como são equipamentos grandes, que ocupam um bom espaço, eles podem ficar acomodados na varanda técnica e trazer mais conforto para as pessoas dentro do imóvel.
Mas há outras utilidades para uma varanda técnica — e depende do tipo de apartamento que você quer comprar ou alugar. É importante ver como é o cômodo, para poder colocar equipamentos especiais. Se há ventilação, luminosidade em excesso, acúmulo de umidade, entre outros detalhes, porque isso faz diferença.
Um exemplo de área técnica (que pode ser uma varanda) é a de usar para acomodar equipamentos de computador. Porém, nesse caso, a temperatura do cômodo deve ser controlada e a incidência de luz, reduzida. Um ar-condicionado pode ser instalado para manter a temperatura estável.
Outros tipos de área técnica
Como falamos há pouco, não existe somente a varanda técnica. Há também sótãos, porões ou outros cômodos separados especialmente para isso. Mas há uma diferença entre esses locais e a varanda. No caso desta, ela é privativa, ou seja, pertence a apenas um imóvel (no caso, o apartamento).
Sótãos ou porões com equipamentos de ar-condicionado ou de fornecimento de energia elétrica, por exemplo, geralmente atendem a todo o edifício. Assim, esses locais têm entrada restrita a pessoas autorizadas ou com treinamento especializado para lidar com esse maquinário.
Detalhes da varanda técnica
É importante que, na planta do imóvel, haja a indicação de área técnica. Isso evita problemas com fiscalização — até porque a varanda técnica precisa ter uma estrutura adequada para acomodar os equipamentos. Outro detalhe é o acesso: ela precisa ser acessível por outros cômodos, e não ser uma área isolada.
Além disso, a planta deve conter outras informações, como o tipo de equipamento a ser colocado, como será feita a instalação da parte elétrica, a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) específica para a varanda técnica e o alvará para o seu funcionamento.