Basicamente, são oferecidos dois tipos de sistema de amortização de financiamento da Caixa Econômica Federal: o SAC (Sistema de Amortização Constante) e o SFA (Sistema Francês de Amortização), também chamado de Sistema Price. Mas por que é importante saber disso?

Por duas razões: a primeira delas é que a Caixa Econômica Federal é um dos bancos mais buscados pelos brasileiros para a realização de financiamentos imobiliários. Isso se deve às suas taxas mais atrativas de juros, além do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

A outra razão é que o sistema de amortização escolhido no contrato do seu financiamento influenciará diretamente no valor de suas parcelas. Então, caso você pretenda solicitar uma linha de crédito habitacional da Caixa, é importante saber escolher entre os dois sistemas. Para te ajudar, preparamos um conteúdo sobre o tema. Confira.

Entendendo o sistema de amortização

A amortização é um sistema de quitação de dívidas que acontece com pagamentos periódicos, ou seja: mensalidades. Assim, o valor que é pago, é amortizado. Para entender melhor sobre o tema, confira o conteúdo exclusivo que a Melhortaxa preparou, clicando aqui.

No caso de um financiamento, as parcelas são compostas pelo valor do imóvel, somado a juros e correções. Por conta disso, foram criados três tabelas de amortização: o Sacre, SAC e Price. Com eles, o mutuário tem uma visão mais clara de quanto está pagando de taxas, além de poder se organizar melhor financeiramente.

Esse tipo de amortização é mais indicado para quem tem uma quantia maior para destinar às primeiras parcelas do financiamento. Com o sistema da Tabela SAC, os riscos de se tornar inadimplente acabam sendo menores, uma vez que o valor das mensalidades tendem a cair com o passar do tempo.

Ao optar por um dos sistemas de amortização, também é escolhida a forma em que essas taxas serão pagas: no início do financiamento imobiliário, no final ou com uma divisão em partes iguais, corrigidas anualmente.

Sistemas de amortização da Caixa

São duas opções de sistemas de amortização de financiamento da Caixa: SAC e Price, também conhecido como SFA. Veja a diferença entre elas:

amortização financiamento caixa

Sistema de Amortização Constante

De maneira simplificada, o sistema SAC de amortização faz com que o financiamento fique mais “barato” com o passar do tempo. Isso porque o reajuste dos valores das mensalidades é feito de acordo com a Taxa Referencial (TR).

Com isso, o mutuário paga mais caro nas primeiras parcelas do financiamento, e, nas seguintes, o que foi “pago a mais” é abatido, fazendo com que as demais mensalidades tenham valores menores.

Para saber mais detalhes sobre esse sistema de amortização, clique aqui e confira o conteúdo que a Melhortaxa preparou especialmente sobre o sistema de amortização SAC.

Sistema Price

No sistema da Tabela Price, o valor das parcelas se mantém até o final do financiamento. As primeiras mensalidades são, basicamente, compostas por juros, taxas e afins, enquanto as demais consistem no valor do imóvel em questão.

Esse sistema de amortização de financiamento, na Caixa ou em qualquer outro banco, oferece a possibilidade de manter um planejamento financeiro mais estável, uma vez que haverá mínimas variações nas mensalidades. Assim, pode-se ter uma ideia mais assertiva de quanto será destinado por mês para a quitação de sua dívida.

A Melhortaxa também preparou um conteúdo sobre esse tema. Para conferir e entender os demais detalhes do sistema de amortização Price, basta clicar aqui.

Conte com a ajuda de um profissional

Se você pretende solicitar uma linha de crédito habitacional na Caixa e não sabe qual é o melhor tipo de amortização para o seu financiamento, conte com a ajuda de um profissional para te orientar.

Na Melhortaxa, você conta com a assessoria de um time qualificado, para te ajudar a tomar as melhores decisões ao assinar um financiamento imobiliário. Entre em contato conosco agora mesmo e solicite nossos serviços de forma 100% gratuita!