Adquirir um imóvel é estar sempre suscetível a problemas futuros e vários imprevistos. O imóvel pode se degradar, o credor pode falecer e tantas outras situações podem vir à tona. Por isso, é muito importante entender exatamente o que é seguro MIP e para que ele serve. 

Com a contração de um seguro para imóvel, também fica bem mais fácil realizar investimentos no imóvel, uma vez que haverá uma garantia de reparo ou reapropriação caso algo aconteça. Além disso, trata-se de uma alternativa interessante de emergência para incêndios, perda de aluguel, entre outros cenários. 

O que é seguro MIP?

Também conhecido como Seguro de Morte e Invalidez Permanente, o seguro MIP tem como função pagar a dívida de um mutuário que seja responsável por determinado financiamento imobiliário. No entanto, esse tipo de garantia só tem validade diante de morte e invalidez permanente

Um exemplo para entender o que é seguro MIP é o falecimento do tomador de crédito ou, um dos titulares do financiamento. Nesse último caso, o contrato do MIP deve indicar mais pessoas do núcleo familiar do devedor que estejam incluídas no seguro. 

Qual é a alíquota do seguro MIP?

O seguro MIP geralmente representa cerca de 1,5% a 4% do valor total da prestação. A alíquota dessa garantia também está diretamente vinculada à faixa etária do segurado, ao valor do imóvel e ao montante financiado, entre outros fatores.

Isso significa que o valor desse seguro por morte e invalidez permanente conta com correção pelo mesmo índice que atualiza as prestações e o saldo devedor. Enquanto isso, o custo do seguro de danos físicos do imóvel é resultado da aplicação de um percentual sobre a avaliação do imóvel financiado

O seguro MIP faz parte dos seguros habitacionais? 

Sim. O seguro de financiamento imobiliário MIP é um dos seguros habitacionais que existem no Brasil. Basicamente, o seguro à habitação serve como uma forma de garantia fundamental para o crédito imobiliário. Nesse sentido, há benefícios para todas as partes envolvidas. 

Um exemplo é a garantia de uma família que ainda usufrui de um imóvel financiado na ausência do contratante. Isso acontece em decorrência de uma morte ou uma situação de invalidez permanente. Além disso, existe a garantia à indenização ou à reconstrução imobiliária.

Quais são as diferenças entre MIP e DFI?

Além de entender o que é seguro MIP, vale lembrar que existem duas modalidades distintas de seguros: MIP e DFI. Ambas são obrigatórias para que uma pessoa seja capaz de contratar créditos imobiliários; no entanto, o que as diferencia entre si é a situação em que cada uma se enquadra.

O seguro MIP está relacionado com o valor do crédito contratado e com o pagamento total do imóvel decorrente de morte ou invalidez. Por outro lado, o seguro DFI busca a quitação do imóvel ou até mesmo pagar os gastos quando a estrutura do local passar por casos de degradação ou emergência.

Quais são os benefícios do seguro de financiamento?

O MIP é um seguro obrigatório, e é válido por oferecer benefícios. Nesse sentido, o MIP garante auxílio em momentos de perda do mutuário, ocasionando em tranquilidade à família e fazendo com  que as dívidas não se multipliquem.

O cliente tem mais informações para tomar a melhor decisão. Por isso, observe a seguir quais são as principais vantagens do MIP e DFI (ou qualquer outro seguro habitacional):

• auxílio em situação de invalidez;

• proteção em caso do falecimento do titular ou membro da família incluso no contrato;

• subsídio a danos em decorrência de eventos naturais;

• diminuição da chance de débitos em casos de desentendimentos.