Ao contrário do que pode parecer, trocar um veículo ou um imóvel após o financiamento é uma ação bastante comum no mercado de investimentos. Isso pode acontecer por diversas razões: um modelo novo que surgiu, uma casa maior para família, entre outras. Neste post, entenda o que é a substituição de garantia e como a realizar.

Antes de comprar um veículo, por exemplo, não temos ideia de como será a nossa relação com ele no futuro. Muitas vezes, o modelo fica defasado, trazendo mais prejuízos do que ganhos. Por isso diversas pessoas acreditam, sem refletir muito, que investir em um novo financiamento é uma das melhores opções. 

Mas a verdade é que hoje em dia não é preciso realizar mais de um financiamento para trocar o que foi adquirido. Pelo contrário, a intenção da substituição de garantia é justamente dar seguimento ao mesmo contrato, porém mudando o bem negociado desde o início do acordo. Entenda melhor como tudo isso funciona. 

O que é substituição de garantia?

A substituição de garantia é uma das formas mais viáveis de trocar um veículo e manter o mesmo contrato de financiamento. Geralmente, essa modalidade funciona como uma alternativa para quem deseja trocar o veículo escolhido durante o primeiro acordo contratual. 

É válido explicar que existem regras expressas em lei que determinam quando a substituição de garantia pode ou não ser realizada. Na maior parte das vezes, a transferência de garantia está sujeita à análise e à aprovação de crédito. Por isso, vamos ver quais são os pré-requisitos para transferir um financiamento

Quais são as condições para substituir a garantia?

Depois de termos entendido o que é substituição de veículo, vale a pena observar quais são as regras para que você possa transferir o financiamento legalmente. Mas, antes de tudo, também é preciso considerar uma questão.

Para realizar a substituição de um bem financiado, não basta apenas adquirir um novo veículo e comunicar à seguradora. A fim de que isso funcione na prática, o cliente deve cumprir determinados critérios durante a realização de troca veicular.

De modo geral, as regras variam muito pouco, e cada financiadora possui regimentos próprios. Por isso é tão importante consultar os trâmites de diferentes financeiras, de modo a tomar a melhor decisão. A seguir, você pode consultar as regras mais comuns a todas elas:

  • o veículo antigo não pode estar complemente pago;
  • é necessário que ao menos 3 parcelas tenham sido quitadas;
  • é exigido que o novo veículo seja do mesmo ano ou um modelo mais novo;
  • as categorias dos veículos precisam ser iguais;
  • todos os débitos, como IPVA e multas, devem estar devidamente quitados;
  • todos os documentos têm de estar no mesmo nome do titular do seguro.
Três pessoas sentadas lado a lado conversando enquanto analisam o contrato.


Como realizar a substituição de garantia?

Antes de entendermos como funciona a substituição de garantia de veículo financiado, todo cliente deve ter em mente o seguinte: nenhuma das partes do contrato é obrigada a concordar com a transferência.

Isso significa que a loja ou concessionária em que o financiamento foi realizado não necessariamente aceitará o novo acordo. Logo, é preciso ter cuidado em relação ao que cada concessionária exige. Diante disso, confira os principais direcionamentos para realizar a substituição de veículo financiado:

  1. Informe à concessionária o desejo de substituir a garantia. Assim você evita que alguma indenização ou outras taxas sejam pagas antes do contrato.
  2. Consulte o preço da indenização. Seja pelo contrato, seja pela tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), você precisa ter esse número em mãos para poder negociar a nova compra.
  3. Verifique com a financeira ou administradora quais são as regras de substituição no contrato. Muitas vezes, existem regras sobre modelos de carros e taxas que podem ser cobradas posteriormente.
  4. Busque uma seguradora que aceite o contrato. Para isso, também compartilhe todos os dados solicitados, como valor e restrições do passo 3, e siga com a substituição.

Como funciona a substituição de garantia imobiliária? 

Muitas pessoas não sabem, mas a substituição de garantia também se aplica a imóveis. Esse modelo de negociação é bastante parecido com o de veículos. Basicamente, funciona da seguinte forma: ao financiar um determinado imóvel, a propriedade pode se tornar uma garantia para o banco.

O imóvel financiado será concretamente do cliente quando ele completar o devido pagamento do financiamento. No caso da substituição de garantia desse bem, por exemplo, o cliente mudará o financiamento do imóvel adquirido para outro novo. Evidentemente, isso só acontecerá se o banco concordar.


Conheça mais sobre o mercado imobiliário na Melhortaxa

Para entender tudo sobre o mercado imobiliário, acesse os conteúdos do blog Melhortaxa. Você vai encontrar artigos sobre o setor, como o processo de financiamento, legislação, termos, informações sobre impostos, novidades da economia, entre tantos outros detalhes importantes.